CINEMA EM TERCEIRA DIMENSÃO

Sou cinéfilo desde os doze ou treze anos de idade quando ía as matines do Cine Glória aqui em Porto Alegre. As sessões eram sempre duplas, exibindo geralmente uma aventura ou um drama ou romance. Isso contribuiu sobremaneira para a minha formação cultural.

Lembro que meu pai me dava uma moeda que servia para comprar o ingresso e ainda sobrava para comprar algumas balas.

Foi nessa época que surgiu o cinema de terceira dimensão, que agora está voltando à moda, creio que com tecnologia digital.

Na entrada do cinema a gente recebia um par de óculos especial para assistir o filme.

O efeito era impressionante. Parecia que as imagens vinham diretamente em nossa direção. O filme era daqueles em que os soldados da União lutavam contra os índios Apaches. Os soldados, invariavelmente eram os heróis apesar da sua superioridade numérica e armamentista. Acho até que por causa disso eu nutria uma simpatia pelos índios, coitados, que eram massacrados e ainda ficavam com a fama de vilões. Lembro de ter assistido um filme,ainda e preto e branco, intitulado "O intrépido General Custer", interpretado por um galã famoso na época, chamado Errol Flin. A cena mais emocionante foi quando o General, encurralado pelos índios, num desfiladeiro, foi massacrado por estes. Apesar de preferir os índios, fiquei chocado com essa cena, que depois fiquei sabendo ter sido verdadeira.

Dentro desse clima ,eu meus amigos Miguel e João Eduardo(conhecido popularmente pela gurizada como "o gordo"), estávamos vidrados na tela quando, na cena foi disparado um tiro de canhão. Nesse instante "o gordo" me deu um sôco na cabeça que fez meus óculos saltarem longe. Lá fiquei eu catando no escuro os dois óculos pois como míope precisava usar os dois. Indignado reclamei:

"-Pô tchê! Qual é a tua?

Sabem o que o gordo respondeu?

"É pra dar mais realismo a cena, cara!"

Em seguida, numa outra cena um índio atira uma machadinha que dava a sensação que ela vinha diretamente em nossa direção. Foi nesse instante que o gordo disse:

"-Agora eu vou me abaixar e essa machadinha vai acertar a cabeça dessa velha aí atrás!"

Em seguida acenderam as luzes pra trocar o rolo do filme e pra nos expulsar do cinema...

Gilberto Stone
Enviado por Gilberto Stone em 28/10/2008
Código do texto: T1253324