Nélsicas II, melhor dizendo, Socráticas

Nélsicas II, melhor dizendo, Socráticas

Primorosa a seleção dos boleiros nascidos em Outubro, escolhida pelo Kfuri. Com Falcão no meio de campo, Pelé, Garrincha e Maradona no ataque, sobram poucas vagas até numa hipotética seleção dos melhores de todos os tempos.

A gente só não perdoa o Dunga na lateral.

* * *

Falando no Pibe, bela encrenca essa em que ele se meteu, não? Treinador da Argentina?

Tem fibra, el gordo. Mas é uma encrenca.

* * *

O Mano que me desculpe, mas se é para gastar pouco vê se gasta bem, falou?

* * *

To vendendo minhas fotos com o Biro-Biro no Germano Krüger em 1979 – autografadas (por mim mesmo, é óbvio).

Com toda essa onda da Coca-Cola em cima do craque, será que minha fotinho de criança não vale uns trocados?

* * *

A má fase dos craques brasileiros ante o futebol mundial põe em xeque até o conceito de “craque”. Quantas estações dura um “cavalo” moderno? Ronaldo Fenômeno é “fraco” para uns idiotas por aí, mas veja quantas temporadas ele jogou (e ganhou). Quem depois dele? Cristiano Ronaldo? Faz gols de oportunismo ímpar, mas carece de alguns fundamentos básicos do soccer, como o toque de bola.

Aquela patada levinha e leviana do Rivelino, a esperteza dentro da área de Romário e Tostão, o domínio total do instrumento corpo em Pelé, a passada de Zico, Falcão e Cerezo, a elegância de Careca, a muralha socrática e o príncipe do parque, Raí. Aquela pose desumana do Rivaldo dando petelequinhos seguidos na bola, empurrando-a com carinho em direção ao adversário, à grande área, ao fundo da rede.

E o Dunga para roubar todas as bolas e colocá-las nos pés de uma maestro, aquele que ainda não veio mas virá, dia desses qualquer, habitar estas listas e suas maravilhosas lembranças.

* * *

Enquanto isso, o Fantasma. Que perdeu sem perder (exceto no final): só deixou de ganhar. E perdendo dois pontinhos hoje, dois amanhã, empatando com a mediocridade aqui e acolá, chegou na estica às finais, optando pelo fiasco do tapetão em vez de cair em pé. Agora o tapetão se estende ao infinito e é bem provável que o Operário ferroviário Esporte Clube esteja fora das competições oficiais em 2009.

* * *

Interessantíssima a cobertura feita pelo Estadão sobre a diferença de cotas entre os times que compõe o Clube dos Treze, um passeio a volta por cima do Coringão na série B. No balanço de perdas e ganhos, Grêmio e São Paulo perseguem uma hegemonia dificílima de se atingir no atual formato de mercado com muita precisão.

* * *

Campeonato que tem o Flamengo no G4 – à parte uma campanha irregular – é outra história.

* * *

Campeonato em que um Flu maleixo das gambita goleia o Verdão dá gosto assistir.

* * *

Campeonato em que o Timão chega na frente – viu, desculpa aí, gentem?

Renato van Wilpe Bach
Enviado por Renato van Wilpe Bach em 29/10/2008
Código do texto: T1253748
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.