O SENHOR DOS MISTERIOS II

OSCILANDO ENTRE DOIS MUNDOS,SÍMBOLO DO BEM E ADOTADO COMO UM DEUS OU TRATADO COMO “O AVESSO”,ÁS VEZES CONFUNDIDO COM O DEMONIO E AS FORÇAS DO MAL,O CERTO É QUE ESSE MISTERIOSO FELINO,POR SEUS OLHOS ESTRANHOS  E SEU ASPECTO MISTERIOSO É ADORADO POR MUITA GENTE ,NAS MAIS DIVERSAS CULTURAS.

NO ANTIGO EGITO,UM FILÓSOFO GREGO,DIODORUS SICULUS,ASSISTIU UM SOLDADO ROMANO SER LINCHADO PORQUE MATOU UM GATO.NEM A INTERFERENCIA DE ALTOS OFICIAIS IMPEDIU A EXECUÇÃO.ISSO,PORQUE,NO EGITO,O GATO TINHA PODERES DIVINOS;ERA A DEUSA BAATH,DIVINDADE COM ROSTO DE GATO E CORPO DE MULHER.

SE UM GATO MORRIA,MESMO QUE FOSSE DE CAUSAS NATURAIS,SEU DONO TINHA DE COBRIR-SE DE LUTO,RASPANDO ATÉ AS SOBRANCELHAS.O DEFUNTO TINHA QUE SER ENTERRADO ÁS MARGENS DO NILO,ONDE HAVIA UM CEMITERIO PARA GATOS.

NUMADAS GUERRAS ENTRE EGIPICIOS E PERSAS,OCAMBISES,FILHO DE CIRO,O GRANDE,VENCEU A BATALHA,COLOCANDO GATOS EM FRENTE Á INFANTARIA;OS EGIPICIOS NÃO OUSAVAM ATIRAR SUAS FLECHAS PARA NÃO MATAR OS GATOS ,E,O PERSA SAIU VITORIOSO.

MAS,A PRETENSA DIVINDADE DO GATO,NÃO ERA COISA SÓ DE EGIPICIOS;NA GRECIA,A DEUSA DIANA TOMAVA A FORMA DE UM GATO E,NA CULTURAESCANDINAVA,A DEUSA FREYLA,DA FERTILIDADE,TINHA SUA CARRUAGEM PUXADA POR UMA PARELHA DE GATOS.

UTILIDADE PRÁTICA,O GATO NÃO TINHA NENHUMA,ALÉM DE MATAR RATOS,CLARO;SEU PODER SE DEVIA Á BELEZA DE SEUS OLHOS E Á SUA SEMELHANÇA COM A LUA.ASSIM COMO A LUA,O GATO SURGE Á NOITE,ESCAPANDO DA HUMANIDADE E PERAMBULANDO PELOS TELHADOS,SEUS OLHOS BRILHANDO NA ESCURIDÃO.(O CULTO AO GATO,DEPATRICIA DALE-GREEN).

NO ORIENTE,ACREDITA-SE QUE O GATO TRANSPORTA A ALMA DOS MORTOS;OS AFRICANOS CRÊEM QUE O MORTO REENCARNA NO GATO.

TÃO LINDO E TÃO MISTERIOSO,NA CULTURA OCIDENTAL,O GATO PASSOU APUROS.A IGREJA,SEMPRE ELA,PASSOU A CONSIDERÁ-LO,DIABÓLICO.PURA PERDA DE PRESTIGIO.

MUITOS GATOS FORAM APEDREJADOS E MUITAS MULHERES QUEIMADAS NA FOGUEIRA ACUSADAS DE BRUXARIA;DIZIA-SE QUE ELAS PODIAM TOMAR A FORMA DE UM GATO DURANTE NOVE VEZES,AFIM DE PREJUDICAR OUTRAS PESSOAS.MUITAS VEZES OS PRÓPRIOS GATOS FORAM QUEIMADOS PELA INQUISIÇÃO,COMO SATÃ,POR EXEMPLO,UM BELO GATO TODO BRANCO,QUE FOI ACUSADO DE SUGAR O SANGUE DE SUA DONA.NO NOSSO MUNDO MODERNO,CONHEÇO ASSUSTADORAS ESTORIAS DE “GATOS”QUE SUGARAM AS CONTAS BANCARIAS DE SUAS “DONAS”,MAS,NENHUM FOI QUEIMADO VIVO.

O GATO PRETO,POR MOTIVOS ÓBVIOS,ERA O MAIS PERSEGUIDO DE TODOS.SUA MÁ FAMA PERSISTE ATÉ HOJE,MUITA GENTE NÃO GOSTA DE VÊ-LO NO SEU CAMINHO.É MÁ SORTE,NA CERTA.

MAS,OS GATOS SERVEM PARA PREVER O TEMPO,VOCÊS SABIAM?MELHOR QUE NOSSOS METEREOLOGISTAS DA TV.QUANDO ELES PULAM E CORREM NERVOSAMENTE,ESPERE VENTOS FORTES;COÇAR A ORELHA É SINAL DE CHUVA.SE SENTAREM DE COSTAS PARA A LAREIRA,É TEMPESTADE,COM CERTEZA.

TÁ SECO,NA SUA TERRA?AGARRE UM GATO E ,COM UM CONTA-GOTAS,VÁ JOGANDO ÁGUA NO DORSO DELE.

DIZEM QUE OS GATOS TAMBÉM TÊM O PODER DA CURA.ESFREGUE O RABO DO GATO NOS TERÇOIS,VERRUGAS,SARNA,PANARICIO E ELES SOMEM.

E,NOS CASAMENTOS?SE UM GATO ESPIRRAR UMA VEZ,PRÓXIMO DA NOIVA,O CASAMENTO SERÁ FELIZ.DOIS ESPIRROS É SINAL DE CHUVA NO DIA DO CASORIO E TRES É SINAL DE UM MAU CASAMENTO.HORA DE DELETAR O NOIVO.

E,ANTES QUE VOCÊS ME DELETEM,CANSADOS DA LEITURA,VOU PARANDO POR AQUI.

 

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 30/10/2008
Código do texto: T1255934
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.