HOJE É DIA DE MOTEL

FIM DE SEMANA ,NÃO SEI PORQUE,LEMBRA MOTEL.QUANDO A GENTE PASSA NA ORLA DE SALVADOR,PERTO DESSES ESTABELECIMENTOS,AS FILAS DE CARRO ÁS VEZES,ATRAPALHAM ATÉ O TRÂNSITO;BAIANO É GENTE MUITO TRABALHADORA,NÃO SABE O SENHOR,E,MESMO TENDO ALGUNS CASAIS QUE SÓ VÃO LÁ VER FILMINHOS DE BRANCA DE NEVE,VALE A PRESENÇA,E,O MELHOR,CONTAR PROS VIZINHOS.

MAS,A PALAVRA É INOCENTE;TRATA-SE DE UMA CORRUPTELA DO FRANCÊS “PORTEMANTEAU”,QUE DENOMINAVA O CRIADO  DESIGNADO PARA CARREGAR(PORTE) A CAPA(MANTEAU) DO REI;HOJE,QUE OS REIS E CRIADOS SÃO ESPÉCIES EM EXTINÇÃO,SIGNIFICA CABIDEIRO.A PALAVRA,NA MESMA FORMA,EMIGROU PARA O INGLÊS,SIGNIFICANDO UMA MALA DE ROUPAS QUE SE ABRE EM DUAS METADES.

COMO OS AMERICANOS TÊM MANIA DE FORMAR PALAVRAS ,FUNDINDO UMA NA OUTRA,PARA MINIMIZÁ-LAS,POR EXEMPLO,”BRUNCH”(BREAKFAST+LUNCH),A  PALAVRA MOTOR+HOTEL,VIROU MOTEL,PARA DESIGNAR HOTEL DE ESTRADA PARA MOTORISTAS.OS INGLESES NÃO TÊM CULPA SE FOI TRANSFORMADO EM HOTEL DE ENCONTROS TÃO ERÓTICOS QUANTO CASUAIS.

AQUI,FOI INAUGURADO RECENTEMENTE,UM PORRETA,COM SUITES ÁRABES,SUECAS,ECOLÓGIAS E UMA CADEIRA DO DRAGÃO,QUE,DIZEM,FAZ MARAVILHAS.UMA AMIGA,DA MINHA IDADE,ESTÁ DOIDA PRÁ CONHECER,MAS,EU PERGUNTEI A ELA EM QUE ESTADO SE ENCONTRA SEU MOTORISTA.UÉ!?NÃO É UM HOTEL PARA MOTORISTAS?O DELA,JÁ DOBROU FAZ TEMPO O CABO DA BOA ESPERANÇA,E,AGENTE SABE,HOMEM É COMO CARRO:DEPOIS DE UM CERTO TEMPO DE USO,O MOTOR SÓ PEGA NO TRANCO.NÃO SEI SE VALERIA A PENA PAGAR OS $200,SE SÓ O FREIO FUNCIONA BEM.

 

 

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 01/11/2008
Código do texto: T1259663
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.