As Fotos do Casamento

Estive relendo um texto do Galeano que eu gosto muito e que sempre me traz à lembrança uma cena que eu vi e vivi.

Foi na década de 70 lá em Tubarão,uma então pequena cidade de Santa Catarina,onde morei durante muitos anos.

Tubarão é cortada pelo rio que lhe dá o nome e pelo qual foi tantas vezes vitimada em inundações.Quando em chuvas abundantes,o rio transbordava .E as pessoas tinham que erguer mobília e se mandar lá pra cima do morro da Catedral.

Outros,entravam nos carros,enquanto a BR 101 ainda não estava interditada, e voavam em direção ao sul.

A gente vinha sempre pra Porto Alegre,onde possuíamos alguma raiz,por assim dizer.

Pois, foi exatamente numa dessas ocasiões de chuva intensa e perigo iminente de catástofre,que separamos nossos pertences pra iniciar viagem.

Levaríamos conosco um colega de meu pai e sua esposa,que moravam à margem esquerda do rio, onde o alagamento costumava começar.Recém casados, tinham a casa repleta de móveis e utensílios novinhos,além de todos os presentes do casamento.

Imaginávamos que sua bagagem seria imensa e,prevenidos, deixamos um bom espaço no porta-malas do carro.

Ao chegarmos à casa deles,apressados em guardar logo tudo e brevemente partir,de repente estaqueamos.

Pra nossa absoluta e emocionada surpresa,eles haviam apenas guardado numa caixa bem vedada a sua grande 'fortuna' pra seguir viagem : as fotos do casamento...

Zully Oney Teijeiro Pontet
Enviado por Zully Oney Teijeiro Pontet em 20/03/2006
Reeditado em 20/03/2006
Código do texto: T126073