Um homem de muitas qualidades

Um homem de muitas qualidades

“Não sabia que tipo de roupa precisava usar, aí vim assim, simples, se bem que o que visto vale bem uns 500 reais”. Informação é informação, e, quanto mais completa, melhor, mas senti um cheirinho de nariz empinado na afirmação. Como foi a primeira vez que o via, calei-me, mas, no meu silêncio, pensei: “E por que, então teve que me pedir carona e não foi em sua BMW?”

Até tentamos conversar, mas ele não deixava terminar uma frase sequer. Isso no início, depois não deixava terminar uma palavra. Estávamos em quatro, indo para um evento de moda. A repórter tentou: “Faço jornalismo”. Foi o sinal: “Dei aula de produção de textos na universidade...” “Gosto de fotografia”, ela insistiu. “Já lecionei iluminação no curso de fotografia” Assim foi o diálogo/monólogo em todo o trajeto, com uma lista infindável do que ele fazia em cada curso universitário. Não conhecia ninguém, é verdade, mas possivelmente tinha memória fraca para nomes. Um homem prendado, sem dúvida!

Desfile de modas no evento, e ele, sem calar um segundo sequer, insistia em mostrar que sabia tudo sobre design, tendências, materiais e modelos. Uma sumidade!

Depois, penetra num ambiente VIP, deu conselhos sobre como desenvolver a carreira para a Miss Santa Catarina, sem esquecer de apresentar seu parecer sobre o porte e forma de posicionar os pés das mulheres catarinenses e da importância disso para as vidas delas. Um homem de enorme percepção e capacidade de observação de uma águia.

Na saída, com um copo de chopp na mão (ganho, claro), após esvaziá-lo, não teve dúvida: largou-o no chão mesmo. E a ponta do cigarro para o outro lado! O senhor do exemplo.

Dia desses encontrei-o novamente: teve que explicar que estivera em São Paulo e de como lá precisa andar de terno e coisas assim. Não perguntei onde estivera, mas fez questão de contar, assim como não perguntei, mas ele não se conteve e comunicou estar de mudança para outra cidade onde sua sabedoria será mais reconhecida. Um homem de muitas qualidades, um rei: o rei dos malas.