Fila ou velório?

Postei um artigo em que falo de como é bom uma filazinha, mas vou dizer uma coisa, baixinho, em surdina que é pra não incomodar quem se incomoda com isso. Velório. Adoro velório. Mas não os velórios de cidades grandes, esses são sem graça. Bom mesmo é velório em cidade pequena - e quanto mais pequena, melhor (sempre tem aquele que esquece o velório pra criticar a concordância..rss). Velório de cidade do interior é tão bom, mas tão bom que dá até pena do finado; de ele não poder aproveitar as prosas, o café fumegante e os bolinhos de chuva e pães de queijo e ter que ficar entre as senhoras lacrimejantes. Velório em cidade pequena tem sempre um cantinho especial para os que, mesmo gostando muito do embarcado, gostam também duma boa conversa fiada. E é em velório que saem as piadas mais novas e melhores. Acho que é porque em velório fica feio dar altas risadas, daí parece que as piadas são as melhores do mundo. É um tal de neguinho virar pra parede, meio agachado e com a mão na boca, tentando evitar o vexame. De repente, como se materializada pelo defunto, eis que surge, não se sabe de onde, a danada da branquinha que é logo devidamente escamoteada e camuflada, para evitar a maledicência. E o velório é demorado, porque falecido de cidade pequena conhece todo mundo e, enquanto o último amigo do peito não vem reverenciá-lo, não tem enterro. Enquanto isso, tome café batizado com ela, tome, bolinho de chuva e pão de queijo e, principalmente, tome piada. Difícil escolher. Velório ou fila. Acho que velório só é um pouco melhor porque também tem uma filazinha pra passar pelo que passou, espalhar o sinal da cruz na cara, e chegar até aquele cantinho especial. Já fiz meu testamento deixando escolhido o cantinho dos amigos, pagos os acepipes e as bebidas que deverão ser entregues quentinhos e geladinhos respectivamente. Deixo também assinalado que podem rir alto, sem constrangimento, porque quero um velório de respeito.