A fé filosófica

A fé filosófica

A fé Filosófica é individual e ou coletiva, mas se perguntarmos de onde viemos e onde iremos viver, certamente haverá questionamentos.

Só podemos explicar através da fé na revelação. Fora da fé na revelação só há o niilismo (filosofia do nada).

A fé filosófica é a fé do homem que pensa, que tem sempre uma aliança com o saber.

É conhecimento ilimitado, e onde a ciência é o elemento fundamental desta filosofia.

Não pode haver nada que não possa interrogar, nenhum mistério que possa estar encoberto da investigação.

A fé filosófica quer logo esclarecer a si mesma.

A fé não pode tornar-se saber de validade universal. Deve estar presente por auto convicção, e deve incessantemente ser mais clara, mais consciente e ser posta cada vez mais no manifesto da consciência.

Deus é o transcendente, aquilo que está “além do domínio da ciência e do domínio da Existência”.

Ele se manifesta a nós principalmente através das situações limites, situações estas que nos levam a encontrar as soluções além de nossos limites existenciais, isto é, além das nossas capacidades. Sendo assim, há situações em nossa vida, aonde nossa finitude limitação nos impede de andar, então começaremos a andar em terreno transcendente, onde nossa fé pode ser nosso único aliado.

(Texto extraído do livro QUINTA COLÔNIA de Jacó Filho, a venda no "espaço cultural AUBERICO RODRIGUES ")

Jacó Filho
Enviado por Jacó Filho em 07/11/2008
Código do texto: T1270528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.