Romeu e Julieta

"Assim, com um beijo eu morro"

Frase muito conhecida pelos "eternos românticos" e dita no momento em que uma overdose de sentimentos levaram os jovens Romeu e Julieta a tornar seus atos únicos e inpensados.

Séculos se passaram desde que Shakespeare escreveu uma das peças de maior sucesso nomeada como a tragédia: "Romeu e Julieta", e ainda hoje eu posso sentir uma certa Síndrome de Romeu e Julieta em jovens adolescentes...

Seria quase como uma vida sem ar, pensar nela sem o amor, sem as grandes paixões... Shakespeare dignizou mais ainda esse sentimento, deu asas a uma "liberdade presa" que no extremo da vida tornou-se morte.

Hoje em dia, penso nessa paixão como loucura, insanidade,mas sei que para os "românticos" a vida com a paixão significa "a vida com riscos"...

Ainda hoje podemos sentir um pouco, eu diria bem menos, o amor que os jovens Romeu e Julieta sentiram, afinal, quem em uma fração de segundo e no clímax de um sentimento de paixão nunca imaginou poder fazer tudo? Até mesmo morrer...Morrer pela vida do seu amor, morrer "pelo" próprio amor que corrói o coração.

Talvez em meus pensamentos eu esteja querendo ir além de critérios e valores de uma ficção Shakesperiana ou quem sabe ainda não esteja no caminho de um entendimento lógico...Mas o que é a "lógica" então quando se ama?

Nada torna-se tão ilógico a dois adolescentes quando amam e fatos o proíbem de viver a paixão, o momento...mesmo que ele dure menos do que os votos de eternidade e que termine antes do "felizes para sempre".

Mas nos tempos modernos as coisas já não são assim há séculos...Ótimo!! Seria péssimo

ler nos jornais notícias sobre jovens que se matam diariamente "por amor"...Mas por outro lado,morrer por amor tornaria a notícia menos triste, ou quem sabe ainda mais triste, afinal, morre-se por amor? Até existem notícias e de fato ocorrem casos em que um assassino justifica seu crime pondo a culpa no amor, mas isso ainda não me convenceu...Acredito que nesses casos o sentimento de posse, ciúme,egoísmo é maior que o amor, afinal, contradizendo nosso querido Shakespeare e os eternos "Romeu e Julieta", algum dia alguém disse que amor não é morte e sim Vida!!! Mas...como contradições existem em toda parte e em todos os lugares, essa resposta eu ainda não encontrei, porém, busco incansavelmente por ela em livros, jornais, revistas, documentários...Mas até hoje ninguém conseguiu me convencer de que morre-se de amor, embora uma vez na vida epor alguns segundos eu já senti esse desejo incomensurável de dar a minha vida pela vida de um amor...

Ahh, mas aí já é outra história!

Deia Tumenas
Enviado por Deia Tumenas em 08/11/2008
Código do texto: T1273106
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.