"Ensino de Religião nas Escolas"

Há uma ou duas semanas atrás recebi de uma querida amiga virtual uma mensagem sobre o ensino de Religião nas escolas. Li e reli atentamente a mensagem e deixei para pensar no conteúdo dela em outra hora.

Essa outra hora chegou logo depois. Algumas horas depois de ter lido a mensagem, muito bonitinha, cheia de argumentações melosas, de lamentações por “Deus ter sido proibido de entrar nos estabelecimentos de ensino”, etc. e tal, cheguei às seguintes conclusões:

- É mesmo. Todos nós que tivemos a imensa felicidade de viver naqueles velhos tempos em que a Religião era ensinada nas escolas devemos nos lembrar de quanto o mundo era bonito, limpo, alegre, seguro, confortável, gostoso de habitar. Era um mundo onde não havia pedofilia, não se ouvia falar em crimes; nunca se mencionava em um jornal a horrível corrupção dos dias atuais; os guardas não aceitavam subornos; ninguém dirigia bêbado; marido não batia em mulher; crianças não eram espancadas, mortas, ensacadas, encaixotadas e jogadas à beira da sarjeta; os pais não se separavam; as sogras eram verdadeiras fadas; incestos eram mencionados apenas na História Antiga, nos tempos de Sodoma e Gomorra; o Holocausto nunca aconteceu– era apenas marketing dos judeus que não receberam aulas de Religião -; preconceito era como os gnomos, apenas um ou outro dizia ter presenciado a aparição; as indústrias não batizavam o leite com soda cáustica; os combustíveis não eram adulterados; os donos de padarias não roubavam no troco; crianças não cometiam crimes; padres eram sujeitos puros, abnegados, assexuados, inteiramente voltados para a Palavra Divina; os Pastores não tinham interesses comerciais, queriam apenas propagar a Verdade; os patrões não exploravam seus empregados; os fiscais não aceitavam suborno; os comerciantes não sonegavam impostos; o Governo prestava conta de cada tostão aplicado em benefício do povo; a Suíça era conhecida apenas por seus montes nevados; a 25 de Março só vendia produtos com garantia e nota fiscal; as editoras prestavam contas exatas aos seus escritores; os animais não eram maltratados em circos ou nas fazendas; enfim, era um mundo maravilhoso que a Religião ajudava a conduzir e preservar. Todos saíam das escolas com os corações puros, as mentes límpidas, transparentes, abarrotadas de boas intenções, doidos para ajudar o próximo sabendo que Deus sorria ao ver os gestos solidários.

Que pena que tiraram o ensino de Religião das escolas...Era tão bom antigamente...

Que tal voltar a ensinar Religião nas escolas? Seria tão fácil...Todos nós sabemos que existe uma crença única. Todos percebem que a Religião unifica os povos, jamais dá margem à discussão, jamais é questionada, sem contar que todos os religiosos interpretam exatamente da mesma maneira as mensagens contidas na Bíblia. O pensamento de um é o pensamento de todos. Parece-me que sempre foi assim.

Protestantes, católicos, evangélicos, umbandistas, batistas, mórmons, sempre tão coesos, tão ligados entre si, tão apegados ao respeito às demais religiões mesmo sabendo que a única que presta é aquela que ele escolheu...

Sobre o ensino da religião católica tenho algumas sérias dúvidas: as provas seriam chamadas de “Provas” ou de “Inquisições”? Sobre o surgimento da humanidade, seria adotado o Criacionismo ou o Evolucionismo? Os alunos aprenderiam tudo sobre o passado da Igreja Católica, sobre as riquezas do Vaticano, sobre o poder absoluto dos papas antigos, sobre as invenções “católicas” e geniais dos piores métodos de tortura já imaginados e levados a efeito para que os/as pobres suspeitos (as) de bruxarias confessassem a qualquer custo? Será que algum professor de Religião Católica abordaria a pedofilia de uma maneira franca, aberta, honesta ou isso ficaria a cargo do professor de Prostestantismo?

Que coisa boa seria o ensino de Religião nas escolas...Bem melhor e muito mais eficiente do que ensinar Cidadania, Respeito ao Próximo, Respeito às Leis, Respeito aos Mais Velhos, Ecologia, Meio Ambiente, Boa Conduta, Honestidade, Respeito aos Professores, etc.

Pode apostar.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 09/11/2008
Reeditado em 09/11/2008
Código do texto: T1274338
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.