DIVAGAÇÕES HISTÓRICAS

Estava eu,lá na roça,debaixo da cajazeira,lendo um livrinho e comendo doce de leite,quando danei a divagar sobre o passado;assim,a troco de nada,como quando a mente da gente vagueia sem rumo,procurando em que pensar.Por isso,minha avó,rainha dos adágios,dizia:”mente vazia é oficina do diabo”.

Eu pensei:como estaríamos nós,se o Brasil não fosse colonizado pelos portugueses?Se nós corrêssemos com eles daqui de Pindorama,ou se os lusos tivessem que sair nadando,naquele dia 22 de abril,e,nunca mais viessem por essas bandas;fossem correr atrás das Indias(não as nossas)mas,a das especiarias e nunca mais voltassem,nem eles,nem branco nenhum.!?

O Brasil seria habitado pelos índios,falaríamos tupi-guarani,nosso deus seria Tupã,pescariamos e caçaríamos respeitando a natureza,nunca iríamos saber o que é capitalismo selvagem,nossos morubixabas seriam justos e honestos,nossos pajés não cobravam dízimos,nossas mulheres teriam o cabelo mais negro que a asa da graúna e lábios de mel,nossos homens seriam fortes ,corajosos e leais,como Ubirajara,excelentes estrategistas como o cacique Cunhambebe ou chefes tribais probos e idealistas como o cacique Ararigbóia.Festejaríamos o  Quarup em lugar do Carnaval e o Cacique de Ramos não desfilaria ás segundas-feira gordas.Agora,imagine uma reunião de Cúpula das Americas,todos os delegados de terno e gravata e os nossos representante...nús .     Por baixo da tanga ...     só a natureza.Não seria a gloria ?E o desespero dos tradutores para traduzir o tupi-guarani para o Inglês?Mas,haveria muitas vantagens:novelas  Faustões e Xuxas,nem pensar;publicitários a nos induzir  compras que não precisamos,inexistentes;congresso nacional,´tou fora;corruptos , não vingariam:tacape neles,seriam comidos por via oral.Politicos-que maravilha!-nem sonhariam existir.Não haveria dinheiro,haveria trocas,justas;a ganância,desapareceria;mercado financeiro,especuladores,crises de bolsa-que é isso!?Haveria tempo para celebrar o pôr do sol e contemplar a natureza,e,não estaríamos nem aí,para a crise do petróleo;todas as ubás caboclas singram as águas,serenas e constantes.não estou me referindo aos indios aculturados de hoje,mas,sim,aos seus ancestrais,ainda puros,como nos dias da criação.

Nem TV,nem jornais;estaríamos livres da Veja e da Folha.Eu não estaria aqui,agora,digitando essas mal traçadas,porque não haveria computador nem internet,mas,talvez,sentada debaixo de um jequitibá,contando estórias a meus companheiros de tribo,com meus colares de penas de arara e minha tanga colorida de vermelho e verde.Acho que seria bom.

È,minha avó tinha razão:alma ocupada não é tentada.Vou procurar o que fazer...

 

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 10/11/2008
Código do texto: T1275573
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.