DAQUI A 15 ANOS, COMO SERÁ O MUNDO DA TECNOLOGIA?

DAQUI A 15 ANOS, COMO SERÁ O MUNDO DA TECNOLOGIA?

Na era da informatização tecnológica, tudo caminha muito rápido e com uma agilidade impressionante.

Às vezes fico pensando:

Meu menino tem quase quatro anos de idade e já tem o computador como aliado do seu dia-a-dia. Já sabe utilizar as teclas e o mouse, controla alguns joguinhos e digita todas as letras do abecedário.

Quando esse garotinho tiver acima dos seus 15 anos, acredito que verá um mundo totalmente diferente do nosso. Nosso aqui me refiro meu e da minha família, seu e da sua.

Um mundo onde as pessoas praticamente não utilizarão mais as canetas, o lápis, os pincéis coloridos, os cadernos e as apostilas; não cortarão mais os papeis e nem recortarão mais as revistas para trabalhinhos nas escolas...

Um universo onde as crianças e jovens irão brincar com algum material que irá substituir os controles, controles estes que sabiamente os chamamos de remotos. Pois eles serão lembrados apenas como material de transição. Irão brincar nos campos de futebol ou nos ginásios com tudo informatizado através de ondas magnéticas.

Uma realidade onde as pessoas irão aprender a dirigir carros que não precisa de troca de marchas, de volantes e que as quatro rotas balizarão num anglo de trezentos e sessenta graus cada uma, controladas por sistemas condutores que calcularão para o motorista em tempo real o tamanho do veículo e se cabe com precisão ou não na vaga estabelecida.

Irão ter em casa aparelhos televisivos com sistema digital e sem os famosos controles, apenas com leituras digitalizadas ou com ondas sonoras que lerão o som da voz do telespectador na troca de canais ou regulagem de som e outras funções do mesmo.

Um tempo em que os alunos irão para as escolas levando apenas algumas coisas que substituirão os atuais pendrives.

Falarão em aparelhos extremamente sofisticados que suprirão os celulares e os MP9 ou outros que virão.

Os professores darão suas aulas com lousas digitais via satélite com contatos em tempo real com as grandes escolas em todo o mundo.

Uma era que nós nem imaginamos, como não imaginávamos a era que agora estamos vivendo. E ela chegou. Assim será daqui para frente.

Para tanto, é preciso desde já ir educando os pequenos para essa realidade que vem vindo. Para que eles usem de forma correta a tecnologia. Pois os mesmos mouses e os mesmos teclados que comunicam com o mundo para o bem, também comunicam para o mau.

Muitos casais vivem felizes porque um dia encontraram pelos meios da informatização, mas muitos casais acabaram com suas famílias por esses mesmos meios.

A tecnologia serve para o bem e para o mau, depende de quem está usando. E num futuro próximo o uso para o bem desses recursos já é uma necessidade.

A questão não está nas máquinas inventadas, mas nas cabeças que manuseiam tais máquinas.

Que haja uma preparação adequada para o uso da tecnologia a favor dos racionais. Pois a máquina mesmo sendo desenvolvida na mais alta tecnologia, jamais será inteligente.

Mas o ser humano ao usa a máquina, pode deixar de ser inteligente.

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 11/11/2008
Código do texto: T1277885
Classificação de conteúdo: seguro