Questão de Criatividade...

No meio publicitário costuma-se dizer que nada se cria, tudo se copia. Nunca em toda minha vida vi frase mais preguiçosa. Pior que isso só a legião de mais preguiçosos ainda que, em vez de falar alguma coisa interesante, repete esse clichê batido até hoje.

E esse é exatamente o primeiro ponto a se trabalhar para desenvolver a criatividade: parar de copiar o que os outros fazem. Qual o motivo para agir assim? Se transformar numa máquina de xerox?

Nem sempre a criatividade é um caminho para o sucesso. Muitas vezes, os mais bem-sucedidos são aqueles que repetem exaustivamente formulinhas prontas - Leia-se cantores de pagode, Latino & Cia. Pensando bem tem pelo menos uma vantagem: jamais pagar o mico de aparecer em rede nacional de televisão dizendo "Vai Lacraia, Vai Lacraia".

Para ser criativo, é preciso antes de tudo saber o que é criatividade. Criatividade é, por definição, o ato de criar coisas novas. Não confundir com inventar moda. O mundo já está cheio de gente inventando um monte de baboseiras que não servem para nada. Temos centenas de artistas que fazem obras apenas para si próprios. Multidões de economistas com novas teorias que nunca terão aplicação prática, nossa carga tributária ainda é uma das maiores. E vários inventores com invenções que ninguém precisa. Ou seja, por que projetar, por exemplo, um papel higiênico que toca musiquinha, se ninguém tem ouvidos na hora de fazer o "número dois"?

Outra coisa a saber é que criatividade é fruto de trabalho árduo. Esqueça aquela conversa de ócio criativo. É tudo bobagem, não existe, ou alguém pensa que escrever uma crônica, espressar-se através de poesia ou escrever um livro é fácil; Que nada; É aí que entra a criatividade e principalmente, colocar sentimento. Se falta de trabalho gerasse criatividade, os servidores públicos já teriam inventado uma porção de coisas úteis para o mundo.

Ou seja, você nunca vai ter uma grande idéia da noite para o dia, a não ser que passe essa noite em claro procurando por ela.

Encare a realidade: Você não vai ser nada original, sendo mais um preguiçoso.

Dizem que uma boa técnica para estimular a criatividade é fazer as coisas de maneiras diferentes a cada dia. Por exemplo, mude o caminho para o seu trabalho de vez em quando. Mude os restaurantes onde você almoça e evite repetir os mesmos pratos.

Para ser criativo é preciso buscar a cultura. Procurar saber muito sobre muitas coisas. Não apenas sobre o que pensamos e acreditamos. Isso aí, todo mundo que acredita e pensa faz, o máximo que pode acontecer é tonrnarmos igual a eles. Vá ao cinema, leia livros, toque um instrumento e aprenda filosofia. Se você não conseguir ter nenhuma idéia original, pelo menos dá para impressionar alguém.

Infelizmente, algo que é bastante comum na criatividade é o bloqueio criativo. É aquele momento em que, por mais que você tente encontrar uma solução original para seu problema, a idéia não vem. Muita gente diz que a melhor coisa a fazer nessas horas é desencanar. Levantar e dar uma volta, tomar um sorvete. Ledo engano. Você vai se condicionar errado. Se toda vez que você não consegue resolver alguma coisa ganhar um sorvete, vai se acomodar e nunca mais vai fazer nada que preste. Sim, você é condicionável. Ou você achava que seu cachorro era o único ser vivo com baixo intelecto na sua casa?

Tânia Aranha
Enviado por Tânia Aranha em 24/04/2005
Código do texto: T12831