Conselhos do Pastor na Cerimônia de Casamento

Uma vez fui a uma cerimônia de casamento de uma prima de segundo grau.

Foi uma cerimônia que me marcou, pela simplicidade, pela alegria e demonstrações de carinho entre os nubentes.

A noiva, que já estava em outra sala reservada, deixou todos os convidados esperando ainda por cerca de 40 minutos, antes entrar sozinha e caminhar sorrindo até o encontro do noivo e o celebrante. Não teve o pai como acompanhante. Meu primo já havia falecido há algum tempo.

Isto realmente aconteceu em uma igreja Batista, e o Pastor que celebrava a cerimônia, era muito jovem e brincalhão, e passou a deixar todos os convidados muito á vontade.

Fez muitas brincadeiras com o noivo que era bem calvo, e a Cláudia, jovem muito bonita e decidida.

Entre os conselhos que dava vieram algumas pérolas que ele disse ao noivo, tais como:

- "O homem solteiro é incompleto! Mas depois que se casa, ele está acabado..."

Nem bem os convidados pararam com os risos devido a dualidade de interpretação do seu conselho, ele emendou outra:

- "O casamento é um contrato que o homem assina, no qual ele perde a metade dos direitos e adquire o dobro das obrigações!"

Apesar de que essa eu conhecia, atribuída ao grande jurista Clóvis Beviláqua, não deixou de ter sua repercussão naquela cerimônia.

Risos e descontração ele vira para a noiva e pergunta, apontando o noivo:

- “Tens certeza que queres se casar com esse careca?”

Aí, a cerimônia já virou gozação... e me lembrei de duas frases relativas ao tema, que talvez o Pastor não soubesse, e que, entre outras, eu sempre lia no salão de cabeleireiro - chamado então genericamente de Barbeiro - que frequentava quando menino (Salão do Erasmo), e que ficou registrada na minha memória:

- “A vida de solteiro é vazia... a de casado... enche!"

- " O amor é como um pirulito, começa no doce e acaba no palito".

E se o Pastor gozador tivesse também saído com essa:

" O amor é cego! O casamento devolve a visão..."

E mais essas:

"O casamento é a única prisão onde você ganha a liberdade por mau comportamento";

"O casamento é igual uma piscina gelada. O primeiro idiota que pula fica fingindo que a água está boa";

"O casamento é um relacionamento a dois, no qual uma das pessoas está sempre certa, a outra é o marido".

E sobre o amor diria:

“O amor é como um rolo de papel higiênico, vai diminuindo a cada cagada”…

Então cuide para que não aconteçam…

E se fôssemos buscar ainda algumas pérolas dos Aforismos de Oscar Wilde? Trago aqui apenas três delas:

"A base lógica do casamento é o recíproco mal entendido";

"O homem se casa porque está cansado, a mulher porque está curiosa. Ambos ficam decepcionados.";

"A felicidade de um homem casado depende das mulheres com as quais ele não se casou"...

Acho que com mais essas, certamente o Pastor estaria decretando a velada desistência do noivo, diante de tantos “bons” conselhos...

Isso, sem ainda dizer a seguinte trova, travêssa, muito conhecida:

"Todo homem é um diabo,

Não há mulher que o negue,

Mas toda mulher procura,

Um diabo que a carregue".

Talvez, se fosse um romano antigo, aconselharia ainda em latim:

"A bove ante, ab asino retro, a muliere undique caveto", que significa:

“Guarda-te do boi pela frente, do burro por detrás, e da mulher por todos os lados”.

E os aforismos continuam:

"O segredo é viver cada dia como se fosse casar amanhã..."

"Se quiser mudar o mundo, deve faze-lo enquanto solteiro. Depois de casado, em casa, você não vai mudar nem o canal de sua TV..."

Alguns outros importantes escritores e pessoas de destaques na sociedade, ou à eles atribuídas, não deixaram de registrar suas impressões sobre o tema, tais como:

Pablo Neruda:

“Casar pela segunda vez é o triunfo da esperança sobre a experiência”

Arnaldo Jabor:

“O primeiro ano é o mais difícil. Os restantes são impossíveis.”

Martha Suplici:

“Não se case por dinheiro. Há empréstimos bem mais baratos”

Stanislaw Ponte Preta:

“Quando um casal de recém casados sorri, toda gente sabe porque.

Quando um casal com mais de dez anos casados sorri, toda gente pergunta porque”.

Juca Chaves:

“Quando um homem abre a porta do carro para sua esposa, pode estar certo de uma coisa:

Ou o carro é novo ou é o amante”.

Nelson Rodrigues:

“Na Antiguidade, os sacrifícios eram feitos no altar. Atualmente esse costume perdura”.

Chico Anisio:

“Os solteiros deveriam pagar mais impostos. Não é justo que alguns homens sejam mais felizes que os outros”.

Tom Jobim :

“Quando me casei descobri a felicidade. Mas aí já era tarde demais”.

Woody Allen:

“Casar é a metade do divertimento pelo dobro do preço”.

Luis Fernando Veríssimo:

“Quer conhecer a tua namorada… CASE!

Quer conhecer a tua mulher… SEPARE!”

Eu particularmente, e não é para me gabar, já fui até disputado na justiça por duas mulheres!

Certamente você perguntaria quais eram as malucas que moveram uma ação por causa dessa figura aqui…

Pois é, matando sua curiosidade, foram a minha ex-mulher e a minha mãe!

A primeira porque não me queria mais, e a minha mãe não aceitava de volta…

Bom gente, vejam que conselhos (ou aforismos) não faltam… Mas vale ainda a última observação, um pouco no campo dos investimento, que coletei no mundo Twitter:

“jovem, casar é virar acionista minoritário de si mesmo”…

Agora sim, reflita bem, e você é quem sabe, a decisão é exclusivamente sua… Felicidades!

Mas, brincadeiras à parte, essa cerimônia me marcou bastante, já que a seriedade do evento não ficou prejudicada, e dela apenas pincei as frases mais picantes, e com habilidade, entre essas brincadeiras, e depois complementei esse texto com mais aforismos. O Pastor transmitiu seus conselhos e realizou o sagrado sacramento do matrimônio de forma ímpar, séria como merece e alegre como todos estavam.

Mas, para fechar o tema, alegrem-se os casados, pois, uma recente pesquisa da Universidade de Harvard mostrou que:

“a vida de casado é uma das três melhores do mundo, perdendo apenas para a vida de solteiro e a de morto”.

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 16/11/2008
Reeditado em 29/07/2022
Código do texto: T1286612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.