A MENDIGA E AS TRÊS SACOLAS

Por volta das seis horas de hoje, vindo trabalhar, pela janela do ônibus que havia parado para a descida de alguns passageiros, vi uma mendiga que se abrigava debaixo da marquise de uma loja. Ao seu lado haviam três enormes sacolas plásticas azuis completamente lotadas, sabe-se lá de quê. Uma daquelas sacolas porém era especial, pois ao abrí-la, ela sorriu largamente, demonstrando uma enorme felicidade. Mesmo tendo a boca desdentada e as vestes sujas e rasgadas, pude observar que aquela mendiga sorria com a alma e coração. Com uma ponta de curiosidade, fiquei a perguntar-me durante o restante da minha viagem: O QUE HAVIA DE TÃO ESPECIAL NAQUELA SACOLA? O fato é que não sei e, jamais saberei! Prefiro dizer simplesmente que aquela mendiga foi capaz de enxergar a felicidade dentro daquela sacola.

Na marquise da existência sob a qual estamos abrigados, também estamos rodeados de muitas sacolas, não apenas três, como no caso daquela mendiga, mas trezentas, três mil... e, para sermos felizes, depende daquilo que colocamos nessas sacolas no decorrer da nossa existência. Existem sacolas que se forem abertas irão nos proporcionar desgosto e insatisfação, por termos guardado nelas, coisas somente imprestáveis, sem o menor valor, mas que muitos insistem em conservá-las consigo por puro masoquismo humano, portanto o melhor a fazer é jogá-las fora. O que deve ser frisado, é que a maioria das sacolas que o ser humano insiste em guardar, só o leva à tristeza, ao sofrimento e à dor.

As pessoas realmente felizes, são aquelas que guardam somente as sacolas que contêm coisas boas e, ao abri-las, sempre irão enfeitar a própria face com um largo sorriso de felicidade, como o daquela mendiga.

Eu convido você nessa manhã a jogar fora todas as sacolas existentes na sua vida, que tem-lhe propiciado tristeza, sofrimento e dor. Eu tenho plena certeza que são enormes e inúmeras as boas sacolas existentes pertinho de você. Abre-as agora e dê um enorme sorriso de felicidade e, tenha a certeza plena que eu também estarei feliz e, sorrindo com você, completamente realizado por vê-lo (vê-la) feliz.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 18/11/2008
Reeditado em 01/10/2017
Código do texto: T1289778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.