A VIAGEM DO ELEFANTE

COMO a paciência não é uma das minhas principais qualidades,fui correndo á Livraria Saraiva e comprei “A Viagem do Elefante”,o novo livro de Saramago.

Mal cheguei a casa,agarrei-me ao exemplar,como se fosse o cornaca  Subhro,tratador e condutor do dito elefante Salomão,personagem mais importante dessa historia,onde havia gente de tanta importância como rei,rainha e arquiduques.

Dizem que esta estória verídica,narrando uma viagem de um elefante indiano de Lisboa a Viena,como um presente do rei D.João III ao Arquiduque  Maximiliano,da Áustria,é o melhor dos livros escritos pelo genial escritor;mas,se diz isso de todos os seus livros.O livro é realmente magistral,a gente agarra nele e não consegue soltar,a leitura prende,queremos saber como termina,como o elefante Salomão,cujo nome foi mudado á sua revelia para Solimão,ao  bel prazer do Arquiduque,(cujo poder muda nomes e vidas não só de elefantes como de pessoas e até países,)conseguiu chegar,se é que chegaria,tendo que atravessar Portugal,Espanha,Italia e Áustria,numa temível viagem através dos Alpes,em pleno inverno,ele,um joguete na mão dos poderosos,como aliás,todos nós.O povo,já dizia uma malfadada ministra de execrável memória,o povo é só um detalhe.

Usando a viagem para os fins que pretendia,Saramago ataca a igreja e o capitalismo,seus alvos constantes e torna a viagem desse elefante uma analogia com a vida das pessoas,indefesas diante do imponderável.

Vale ressaltar a figura do cornaca,tratador e guia do elefante,que por um capricho arquiducal passou a chamar-se Fritz,como muitos se chamam assim na Áustria,embora gostasse de continuar usando o seu nome de nascimento,Subhro,que significava Branco,mesmo porque milhões de fritzs que habitam os países germânicos,nada teem em comum  com um guia de elefante indiano,portanto único em toda a Europa.

A Igreja apanha na figura daquele padre  em Pádua,que encomenda um milagre ao cornaca,pedindo que faça o elefante ajoelhar diante da Igreja de Santo Antonio,para honra e gloria da Santa Madre Igreja,açoitada pelo látego de Lutero.

Donde a gente conclui a origem de todos os outros milagres.

Saramago estará autografando este livro dia 27 próximo no SESC em S.Paulo e quem puder ,vá;será apresentado a um dos mais belos livros do maior escritor contemporâneo ,de língua portuguesa.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 18/11/2008
Código do texto: T1289796
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.