Chá com crise

Edson Gonçalves Ferreira

Domingo, a Lebre Maluca passou lá em casa para tomar um chá comigo. Levou sua xícara e, sem parar um minuto, olhava o relógio e dizia que não podia perder tempo. Para variar, a Rainha de Copas chegou gritando: _Cortem a cabeça deles? São incompetentes, o dinheiro não vale mais nada. _Cortem a cabeça deles!

Olhei para o Pequeno Príncipe e ele, então, cochichou no meu ouvido que, agora, o povo não tem mais tempo para nada mesmo! Ele está impressionado com a crise. O Japão fala em crise, a China fala em crise, os Estados Unidos está em crise, o mundo está em crise e o Lula está surtado, porque não vê a crise!

A Emília que parecia ouvir os meus pensamentos, retrucou: _Também um presidente que disse que ler é uma coisa chata, como pode ter conhecimento do que seja crise! E a Rainha de Copas gritou:

__Cortem a cabeça deles. _ Por favor, não deixem a minha cabeça rolar -- implorei -- quero visitar Portugal.

A Fada Sininho voando sobre minha cabeça perguntou: __Quer ir agora, jogo o pó de pirimpimpim em você e nem passagem você paga? _ Não posso tenho que trabalhar! Então, do cantinho da sala, a raposa do Pequeno Príncipe disse: _ Pára um pouco, poeta, senão você morre de tanto trabalhar. Respondi: __ Com a crise, garota, tenho que trabalhar dobrado.

__ Chega deste papo, gente! -- era a Emília, do Sítio do Pica-pau amarelo -- Está na hora do menino da Sônia Ortega nascer e você, Edson, é padrinho. Precisamos é pedir a Malubarni para começar a organizar, na página dela, uma corrente de saudação para o Pedro Augusto. Deixem a crise de fora e façam a festa.

De repente, ouvi a voz doce da fada madrinha da Branca de Neve: __ Pedro Augusto será uma criança admirável e um ser humano encantado. Na mesma hora, a boneca Emília, bebendo chá com sofreguidão e com a boca cheia de pão-de-queijo, gritou: __ Pedro Augusto vai anunciar um mundo novo. E, então, não agüentei e completei: __ Ele é como Jesus, vai abençoar o mundo e fazer com que o mundo repense o consumo desenfreado e reveja a sua ligação com a Natureza.

Para meu espanto, a Lebre Maluca ergueu a sua xícara e gritou: _ Um brinde ao nascimento do Pedro Augusto, à posse do novo presidente dos Estados Unidos. Todos ergueram suas xícaras e a Rainha de Copas ameaçou, mais uma vez: __ Meu exercíto está preparado para cortar a cabeça de quem não atentar que toda crise é o prenúncio de um mundo novo. _ Tomara, não é mesmo, gente?

Divinópolis, 18.11.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 18/11/2008
Código do texto: T1290382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.