O ELITISMO E A POPULARIZAÇÃO DO LIXO!

SEGUNDO O NOBRE AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, A ELITE NADA MAIS É DO QUE "O QUE HÁ DE MELHOR NUMA SOCIEDADE OU NUM GRUPO SOCIAL". NA VERDADE A DEFINIÇÃO SERIA ESTA SE ACASO NÃO HOUVESSE NA DITA ELITE O QUE HÁ DE PIOR NA SOCIEDADE.

NO BRASIL, TOMA-SE POR ELITE, QUEM TENHA UM POUCO MAIS DE DINHEIRO, QUEM ESTEJA NA TELEVISÃO, QUEM APAREÇA NA CAPA DE REVISTA. E ISSO PODE SER CONSIDERADO ELITE, ELITE TIDA COMO "ELEITO"; NO CASO AQUI, ELEITO PELA REVISTA CARAS, PELA GLOBO, PELA SOCIEDADE MARGINALIDADE E TÁBULA RASA, QUE OVACIONA O LIXO EXCRETADO POR QUEM BITOLA E MANIPULA TODA UMA SOCIEDADE.

A ELITE É DESTAQUE POR SEU 'TALENTO', POR SEUS FEITOS, POR TER O MELHOR, POR MOSTRAR O MELHOR, NÃO É ELITE ÀQUELES QUE TRABALHAM EM SERVIÇOS COMUNITÁRIOS, QUE TRABALHAM PELO POVO, QUE DEDICAM ALGUMAS HORAS DA SEMANA FAZENDO O BEM A QUEM NECESSITA. SER BONZINHO NÃO DÁ IBOPE!

É UM ELITISMO ÀS AVESSAS, ONDE O CRIMINOSO, O MALFEITOR, O INÚTIL, O PERVERTIDO, O PARASITA DA SOCIEDADE GANHA PÁGINAS DE JORNAL, GANHA STATUS, ISSO TUDO PORQUE VENDE, PORQUE SOMOS CONSUMIDORES DE LIXO.

FOI-SE O TEMPO QUE O ELITE ERA QUEM JÁ NASCIA EM BERÇO ESPLÊNDIDO, ERA STATUS A QUEM DE ALGUMA FORMA SE DESTACAVA POR UM ATO BENEVOLENTE, POR TER ESTUDO, POR TER FEITO ALGO PELA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO.

SABEMOS QUE O PRIVILÉGIO DE ESTUDAR CONTINUA RESTRITO, PORÉM, AOS QUE CONSEGUEM ALGO POR ESFORÇO, POR AUTO-DIDATISMO, OU AINDA QUE TENHA A OPORTUNIDADE DE UM ESTUDO DIGNO, NÃO SE DÁ O DEVIDO CRÉDITO! O VALORIZADO É O ALPINISTA SOCIAL, ÀQUELE QUE PORVENTURA TENHA SAIDO DO NADA E TORNADO-SE ESTRELA. NÃO DESMEREÇO DE FORMA ALGUMA ESSE TIPO DE GENTE, COM RESSALVAS É CLARO, PORÉM AQUELE GAROTO QUE SAI DE MADRUGADA, ANDA MUITOS QUILOMETROS, PASSA O DIA COM FOME, PELA SIMPLES VONTADE DE ATER-SE A LIVROS E ESTUDAR, ESSE SIM É ELITE, PODE NÃO SER O ELEITO, MAS É O MELHOR DA SOCIEDADE.

QUEREMOS O QUE VEM FÁCIL, O BRASILEIRO SE NIVELA POR BAIXO, VALORIZA O LIXO QUE LHE É EMPURRADO GOELA ABAIXO. SEI QUE NÃO TEMOS IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, PORÉM CABE AOS PAIS, AINDA QUE A DURAS PENAS, TER SENSO CRITICO. MAS O QUE PODEMOS EXIGIR QUANDO ELES PRÓPRIOS VIVEM NA CEGUEIRA DA IGNORÂNCIA E DESEJAM QUE OS FILHOS SEJAM UM BBB, UM JOGADOR DE FUTEBOL OU AINDA MODELO-ATRIZ-DANÇARINA-CAPA DA SEXY!

O POBRE, NÃO FALO DE DINHEIRO E SIM DE ESPIRITO E CONHECIMENTO, NÃO ENXERGA ALÉM DO QUE LHE É PERMITIDO, SEGUE AS CEGAS. ELITE PRA ELE, É SER DONO DO MORRO, TÁ NA CAPA DE UMA "CONTIGO", É VIVER NO MUNDO MÁGICO GLOBAL, É TA NA CAPA DA PLAYBOY, É SER A NOVA FRUTA DO FUNCK.

NÃO HÁ O QUE SE COBRAR DESSA GENTE QUE IGNORA QUE ELITE É TER EMPREGO, É SUSTENTAR A CASA SEM PRECISAR ROUBAR, É ACREDITAR QUE APESAR DE MUITO DIFICIL, AS OPORTUNIDADES APARECEM OU SÃO CAVADAS DIGNAMENTE POR NÓS.

A ELITE QUE APARECE NA TELEVISÃO ESTÁ PAUTADA EM PESSOAS POR MUITAS VEZES ANALFABETAS FUNCIONAIS, E SÃO ESSAS PESSOAS AS DINAMIZADORAS DA CULTURA EM NOSSO PAÍS, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM É LINDA, MAS SÓ REPERCUTE O QUE NÃO PRESTA.

DIFÍCIL ENCORAJAR O POVO A ESTUDAR, JÁ QUE O ESTUDO EM NOSSO PAÍS INFELIZMENTE NÃO NOS RECOMPENSA. AQUI, O DESINTERESSE É TAMANHO POR TERMOS A CERTEZA DE QUE ESTUDAR TRARÁ MENOS BENEFÍCIOS DO QUE RESOLVER LANÇAR UM CD INTITULADO "EGUINHA POCOTÓ".

COMO COBRAR DESSA GENTE O INTERESSE NO ESTUDO, NUMA CULTURA DE RAIZ, EM VALORIZAR O QUE É DA TERRA? NÃO HÁ COMO!

E TODOS PASSAM A CRITICAR O GOVERNO, O ROUBO POLITICO, OS GOVERNANTES, QUANDO NA VERDADE VOCÊ MESMO PEGA O MATERIAL DO ESCRITÓRIO E LEVA PRA CASA, QUANDO VOCÊ PAGA A CERVEJA PRO GUARDA POR NÃO PODER OU NÃO QUERER PAGAR A MULTA, QUANDO VOCÊ SONEGA O IMPOSTO, QUANDO VOCÊ ROUBA A ENERGIA E A TV À CABO DO VIZINHO. SOMOS EXIMIOS ACUSADORES DA ELITE, POREM COPIAMOS OS MESMOS PAPÉIS. E ASSIM A ELITE TORNA-SE VOCÊ, QUE GABA-SE POR USAR A INTERNET SEM PRECISAR PAGAR, DAÍ RATIFICAMOS A ELITITISMO ÀS AVESSAS.

QUEREM UMA VIDA DE REALITYSHOW DA IDEOLOGIA, "OS HERÓIS" DE PEDRO BIAL. INFELIZMENTE DESPREZA-SE O BOM SENSO, O SENSO CRÍTICO, A INTELIGÊNCIA, EM PROL DA IMAGEM CRIADA COMO MODELO, ONDE SER RICO E FAMOSO JÁ BASTA. POIS A MIM, CAROS COLEGAS, SER RICA E FAMOSA, NÃO BASTARIA.

E SOB O JUGO DA SOCIEDADE MEDIOCRIMENTE PATERNALISTA, DISTRIBUEM AS ESMOLAS DE HOJE, MAS NÃO A OPORTUNIDADE DE AMANHÃ.

COMO COBRAR? NÃO HÁ!

E TENHO DITO.