Tributo ao Ximbica

Quero pedir licença aos leitores para homenagear neste espaço, o João Borges, grande craque de futebol do passado mais conhecido por “Ximbica”, que partiu deste mundo há já bastante tempo, mas que pelo futebol majestoso que praticava jamais será esquecido por todos aqueles que o viram atuar pelos gramados afora. Sinto-me à vontade para falar sobre esse craque tão especial, pois durante algum tempo eu e ele fazíamos o meio campo do Botafogo Futebol Clube da cidade de Jataí, designado, carinhosamente por sua imensa torcida, de Botafoguinho. Quem é de Jataí e da década de 60 em diante que não se lembra do Botafoguinho?

De origem humilde, Ximbica desde sua infância demonstrava que tinha vindo ao mundo excepcionalmente para jogar o futebol, tal o talento que lhe era peculiar, demonstrado durante toda sua trajetória pelos gramados nas várias equipes que defendeu. Era um volante que estava em todas as partes do gramado. Além de seus dribles desconcertantes, possuía uma maneira toda sua para desarmar os adversários. Possuidor de forte chute, fazia gols com extrema facilidade.

Jogar ao lado dele representava para mim(meia armador) grande satisfação, pois sabia de antemão que ao dominar a pelota ele estaria ao lado para a perfeita triangulação, ensejando o desdobramento da jogada, que muitas vezes, culminava em gol. O rapaz era um craque de direito e de fato e serve de paradigma de jogador de futebol.

Praticou futebol em quase todos os clubes de Jataí contribuindo para a alegria de muitos desportistas. No ano de 1.967 ele se transfere para o Vila Nova de Goiânia, onde sagrou-se campeão disputando o Torneio Governador Otávio Lage. Naquela oportunidade o Vila Nova(campeão) contava com os seguintes jogadores: Davi, Ney, Rubens, Abelson(jataiense), Romualdo e Altamiro; Borges(Ximbica-jataiense), Lincoln, Gibrair, Garrincha e Paulinho Dantas. Por tudo isso, não me canso de afirmar, não é fácil encontrar outro Ximbica por ai...

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 23/11/2008
Código do texto: T1299077
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.