Neto:um pequeno passaporte


Tenho aprendido na vida,a duras penas,que não se pode confiar de modo integral no ser humano mas,nem por isto, deixo de confiar.Faço parte da ala que acredita na inocência de todos até que se prove o contrário ; que as pessoas são destituídas de maldade sendo portanto merecedoras da nossa mais absoluta confiança. Mas não é bem assim!

Hoje, na fila do banco deparei com uma jovem senhora que carregava nos braços um garoto de mais ou menos uns quatro aninhos.Como tenho o hábito de estar sempre disposta a dar uma forcinha para os outros cheguei até ela e disse-lhe que ela não pegava fila porque estava com o garoto de colo.Ela argumentou que o policial não a deixaria passar.

Dirigí-me ao policial e questionei se ela poderia ou não ser colocada na frente ?Ao que ele respondeu-me que dependia dos demais.Não deixei por menos.Fui de um a um solicitando que a deixassem passar à frente mas todos se negaram.Como não tinha mais nenhuma alternativa voltei para o meu lugar e fiquei observando os fatos.Chegando a sua vez,ela dirigiu-se ao caixa sempre carregando a criança e,de repente,surge um jovem senhor na faixa de seus quarenta e poucos anos,aproxima-se dela,conversam,resolvem o que o tinham levado ao banco e saem.

O policial então se aproxima e me fala: a senhora está vendo aí? Estes dois estão aqui todas as semanas sempre com esta criança no colo e ele ainda é jovem e  pode muito bem enfrentar uma fila. Ao que respondi: é...o senhor está aqui todos os dias já conhece as manhas do povo.

Então,como sempre,pus-me a conjecturar.

Até que ponto podemos nos utilizar das pessoas que nos são caras para facilitar a nossa vida? Ela havia me dito que era seu neto.Uma jovem avó, hígida,bonita e bem apessoada .Portanto, suponho que a criança lhe seja cara.

Será honroso utlizarmos tais expedientes?Ou devemos seguir a nossa trajetória afastando as pedras do nosso caminho com as nossas próprias mãos sem precisarmos usar as pessoas para este fim? Sim, porque uma fila de banco dia de segunda-feira é um pé no saco, e haja paciência para aguardar a vez!

O máximo que poderia acontecer era ela esperar mais um pouco...
Enfim, como diria a minha mãe: "cada cabeça é um mundo..."! E é mesmo!!


bjss e um dia lindo!! PAZ!