AMOR COM DIFERENÇA DE IDADE

AMOR COM DIFERENÇA DE IDADE

Marcial Salaverry

Amor entre pessoas de geração diferentes, sempre será algo a ser discutido, provocando reações as mais diversas.

Muito já se falou sobre romances desse tipo, envolvendo pessoas com muita diferença de idade. Para alguns, sempre parece um absurdo, mas para outros chega a ser coisa normal.

O interessante no caso, é que no consenso geral chega a ser encarado com uma certa normalidade o fato de um homem maduro namorar uma garota muito mais jovem, enquanto que o outro lado da moeda, ou seja, o romance entre uma

mulher madura e um rapaz mais jovem, já é visto quase como um absurdo. Por que essa diferença de julgamento? Por preconceito? Será que as mulheres maduras não têm o mesmo direito? A mesma atração que uma jovem poderá sentir por um homem maduro, um rapaz sentirá por uma mulher madura, portanto falemos de "romance entre pessoas de gerações diferentes", sem identificação de sexos.

Ao surgir uma atração "intergeracional", deve-se ter presente uma coisa muito séria, qual seja, o preconceito de uma parcela da Sociedade, coisa que sempre existirá. Esse fator vai exigir dos parceiros muito equilíbrio, e principalmente, ambos tem que estar bem seguros de seus sentimentos, pois os comentários maldosos sempre irão surgir. Isso sem falar na reação dos

familiares, se a parte madura tiver filhos, que dificilmente aceitam ver seu pai ou sua mãe envolvido com alguém de sua idade, ou até mais jovem. Mais ainda os pais desses jovens, quase sempre reagirão desfavoravelmente.

Além desse tipo de problemas, há que se analisar ainda as diferenças físicas, pois geralmente a parte madura não poderá ter o mesmo "pique" que o parceiro(a), que deverá ter muita compreensão para tal detalhe, aceitando as limitações que a idade sempre impõe. Muitas vezes o romantismo que envolve tal situação, faz com que se fechem os olhos para tais diferenças que, mais cedo ou mais tarde, podem se manifestar.

Nesses casos, geralmente, deve-se pensar sempre em termos de presente, deixando o futuro para quando e como ele acontecer.

Pergunta-se então o que pode unir casais assim heterogêneos. E isso é fácil de se responder, pois se trata de uma busca recíproca. Existem jovens que, por diversos motivos, preferem a companhia e a parceria com pessoas mais maduras, buscando absorver a experiência de vida, os conhecimentos que as pessoas de mais idade lhes podem proporcionar. É muito válida essa busca, e serve como um enriquecimento enorme para esses jovens, mesmo que os romances sejam

temporários.

Por outro lado, é a famosa "busca da juventude perdida". Pessoas de mais idade, mas ainda com muita vitalidade, se recusam a admitir serem "velhos".

Procuram, então, na parceria com jovens, dar um novo sentido a suas vidas. É então uma troca de benefícios.

Um lado dá a vivência, a experiência, e o outro, a vitalidade, a energia da juventude.

E isso, feito com equilíbrio, é muito válido.

Apenas desejo ressaltar a necessidade de muito equilíbrio de ambas as partes, pois o lado mais "experiente" (fica chato falar velho), vai ver que suas limitações físicas vão rapidamente aumentando, ao passo que o outro lado vai chegando ao seu apogeu. E é aí que mora o perigo dessas uniões heterogêneas etariamente falando.

Contudo, o argumento principal, e muito válido por sinal, que já ouvi de casais nessas condições, é que eles podem passar por cima dos preconceitos por se amarem. Quanto a preocupações com o futuro, existe um ponto que tem de ser levado em conta: o importante é viver o presente, e aproveitar o que de bom pudermos viver agora.

Irrefutável esse argumento. Realmente, se podemos ser felizes hoje, que o sejamos. Se outros criticam, o problema é de quem critica.

Definitivamente, se duas pessoas se amam e se querem, não podem existir preconceitos, sejam etários, raciais, e até sexuais que possam separá-los, pois para que uma união seja gostosa e feliz, independendo de diferenças de idade, cor, sexo ou religião, o importante é que exista uma grande dose de AMOR, RESPEITO E CARINHO. Aí, tudo bem...

Quanto à durabilidade dessa união, falar-se o que? Que dure enquanto durar, como todas as uniões, aliás. Não existe prazo de validade que garanta o tempo que vai durar uma união entre duas pessoas. Mas enquanto durar, que seja vivida seja em que circunstância for. O amor sempre deve ser vivido.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 26/04/2005
Código do texto: T13164
Classificação de conteúdo: seguro