Liberdade as Almas

De acordo com os ditames da igreja, as almas seriam prisioneiras.

Entidades sem poder de escolha, destinadas a sucumbir (de acordo com o julgamento divíno para com suas ações terrenas) ou ao céu, ou ao inferno.

Neste caso, livre mesmo é estar vivo. Pois por pior que seja o mundo, os homens, a inflação, as guerras e outras mazelas, aqui ao menos temos a liberdade de escolha. Mesmo se tratando do menos afortunado dos homens, apresenta-se, no decorrer da vida, um leque de escolhas e caminhos a seguir. A escolha da profissão, de onde morar, como se vestir, enfim, escolhemos, na medida do possível, o rumo que tomamos em nossas vidas. Claro que nem sempre temos as opções que gostaríamos de ter, mas temos opções! Já as almas não.

De acordo com a igreja (cristã), a alma está em uma encruzilhada, mas não pode escolher, nem mediante minguadas duas opções, o caminho a seguir. A alma ou é tragada para o céu ou para o inferno. Só duas alternativas. Ou oito ou oitenta. Pobre alma, nem tem o direito de redargüir, de exigir um pouco de criatividade divína e a criação de outras moradas que não sejam paradisíacas ou pandemônios.

Por fim, é fato: A liberdade de expressão celestial não existe. As almas não têm autonomia alguma. Ser vivo, é ser livre.

(sobre o autor) Zebedias é escritor e tri-atleta. Zebedias inventou a vacína contra varíola em 1892, mais tarde, em 1930, Zebedias inventou a varíola e ficou milionário.