EXCELÊNCIA

[Do lat. excellentia.]

S. f.

1. Qualidade de excelente; primazia.

2. Tratamento das pessoas de alta hierarquia social, dado também a senhoras. [Abrev., nesta acepç.: Ex.ª.]

3. Bras. Cantiga de velório em uníssono, sem acompanhamento instrumental: & [Var. (bras., N.E., pop.), nesta acepç.: incelência. ]

- Por excelência.

1. No grau mais alto; com primazia; acima de tudo.

Nesses últimos dias, estive pensando sobre a importância de se ter excelência. Como as pessoas não se preocupam muitas vezes com os pequenos detalhes. Porque os pequenos detalhes fazem, sim, toda a difenrença. Ontem vi uma reportagem sobre um homem que monta uns bonequinhos muito fofos para o natal, são coisas muito lindas, na reportagem ele comentou que o mais importante eram os detalhes, porque eram com eles que as pessoas se encantavam, com os sapatinhos minúsculos e bem feitos...

Enfim, a perfeição necessária parte dos detalhes, o detalhe que falta para fazer a diferença. Isso é o que diferencia os profissionais, dos melhores, dos mais importantes, os detalhes que cada um constrói ao longo do caminho.

Há também um lado ruim. O excesso. A busca desenfreada pela perfeição.

Pelo detalhe da beleza, a China nas olímpiadas usou uma cantora mirim "bonita" Lin Miaoke, para dublar a talentosa cantora mirim Yang Peiyi, por ser feia.

A China foi criticada, corretamente, por todo o mundo, mas há uma hipocrisia aí. Ninguém vê que em cada lugar isso se repete em nome da beleza? Mas a questão não é essa.

A questão é que agora a China decidiu proibir todo o tipo de dublagem , alegando justamente a necessidade de excelência.

"Primeiramente, tenha o 'cantar-de-verdade' como sua prática padrão e escolha apenas os artistas que podem realmente cantar. Ponha, firmemente, um ponto final à dublagem”, afirmou o oficial da SARFT Zhao Huayong num comunicado publicado no site do departamento.

Agora, eles entendem a dublagem como um ato de enganação, portanto, um crime.

Proibir, é sempre um ato desesperado e nesse caso parece muito abstrato. Mas o que não se proibe na China?

É necessário estar atento para os pequenos detalhes, é importante ter em mente uma boa meta, mas é bom saber quando parar e mais importante ainda quando tudo é real.

Daquele horrível incidente saíram duas crianças feridas, com seus defeitos reforçados mundialmente, uma bonita e sem talento e outra talentosa porém feia. Nenhuma superou a outra. Pois uma não apareceu, mas a outra não cantou.