Profissão Padre

Padre não deve mesmo ser uma profissão interessante, se bem que comer coroinhas, pra muitos, é uma coisa interessante. Além de várias pessoas também, como deputados e políticos brasileiros em geral, terem altíssimo interesse em ganhar dinheiro de forma “legal” e fácil de gente humilde. Desde que me entendo por gente, tenho visto a mídia anunciando padre jogador de futebol, técnico, ator, músicos e cantores e, há pouco tempo, um me surpreendeu ao tentar entrar pro ramo, de forma bastante equivocada, para este eu usei bastante eufemismo, mas repito, muito equivocada pro ramo do balão, pois ele se perdeu logo no início da tentativa de embarcar nesta de “baloeiro”... Perdeu-se cômica, trágica, figurada e literalmente.

Bom, não poderia deixar de falar no mais famoso, o Padre Marcelo, que entrou muito bem, em termos de sucesso, nesta área artística. Com músicas mais infantis e de fácil memorização, do tipo que agarram na cabeça, atingiu milhares de crianças e logo com sua irreverência e bom humor contagiante, a jovens, adultos e idosos do Brasil inteiro. Lembro de ter visto CD’s originais e piratas do padre por todos os lados, de acordo com minhas vivências e percepções, concluí que se está vendendo CD pirata significa sucesso, se está vendendo muito CD pirata e muito CD original, significa que é sucesso dos grandes e ainda global. Mas o tempo passou, nas lembranças sobrou somente seu carisma e nome, pouco se vê, ou nada se vê das músicas do Padre no programa do Gugu ou Faustão e coisas do tipo. Músicas descartáveis, como o próprio nome diz, são como dinheiro fácil, vem e... Foi!

Agora temos conosco o Padre Fábio de Melo, com aparência mais séria (adulta) e músicas melhor trabalhadas instrumental e poeticamente falando, algumas regravações de músicas famosas como Romaria, cantada também por Elis Regina. Fábio de Melo é também, uma explosão repentina de sucesso, no entanto as suas intenções parecem ser mais que somente passar a palavra de Deus, são intenções de Padre e também de um músico, há realmente uma certa preocupação com a qualidade sonora, bom para os seus fiéis, que agora podem ouvir músicas mais trabalhadas e conseqüentemente mais duradouras e interessantes.

Enzo Pinho
Enviado por Enzo Pinho em 05/12/2008
Reeditado em 05/12/2008
Código do texto: T1320896