Tem gente que confunde as coisas

Sorrir é bom, ser feliz é ótimo. Mas tem gente que confunde demais.

Tem gente que acha que ser feliz é viver dando risada de tudo, e muitas vezes de todos. Mas para ser feliz não é preciso vestir a máscara de uma alegria insana.

Já tem gente que acha que para ser sério não se pode sorrir. Tem que viver de mau humor, com uma carranca de dar medo.

E pior, tem gente que acha que para ser uma pessoa de boa índole é necessário ser moralista, viver dando lição de moral. Como se alguém tivesse moral para dar lição de moral. Como se alguém fosse perfeito.

Claro que o mundo precisa de regras, é evidente que as leis sociais são necessárias. No entanto, educar é melhor que castrar, e muito melhor que punir.

E não há melhor professor que a vida, onde nossos exemplos contribuem sobremaneira.

Sorrir é gostoso quando representa a vazão de um momento de uma descontração sadia. É quando a alma entra em sintonia com a harmonia da vida.

Brincar é saudável, ser criança é preciso. Para que deixar o rancor sugar a vida de dentro de si? Para que revidar a ofensa, seja qual for. Para que se irritar com aquilo que não podemos mudar, com uma contrariedade.

Só altera a pressão, prejudica o coração, torna a alma mais densa.

Vamos ser felizes, mas de verdade. Vamos alcançar o “céu”, caminhando para dentro de nós. Vamos viver no paraíso de paz, mas não a paz da ociosidade. E sim a da consciência tranqüila de quem busca dar sempre o melhor de si.

Vamos sim.