... real é o dólar!

Nas últimas semanas, o mundo tem sofrido com essa crise financeira que se abateu sobre o mercado americano. Engraçado falar de mercado americano, pois na verdade o que está em crise parece ser o sistema financeiro deles. Parece que os donos do mundo dessa vez se deram mal com suas avaliações de risco para com seus tomadores de empréstimo.

Que ironia! Logo de lá que vem todas as avaliações que aniquilam pretensões de paises menos favorecidos, como se os únicos a entenderem de análise de risco fossem eles!

Mas, o que me chamou a atenção, e me levou a escrever esse texto, é o efeito cascata que isso desencadeou no mundo todo. Até parece que o mundo se resume às especulações em bolsas de valores. Não existe nada de real nesse tal mercado? Se os papéis circulantes e convertidos em investimentos são de verdade, então não teria razões para tantos tormentos. Claro fica que, os tais papéis não estavam representando nada.

Onde fica a credibilidade dessas instituições que avaliam riscos e que recomendam tudo. Mais ainda, onde fica a credibilidade dessas Bolsas de Valores que permitem que papéis frios andem pelo mercado causando tantos danos quando vem a público.

Outra coisa que chama a atenção é o fato de toda a imprensa falar em prejuízos na economia mundial. Ora, se entendo um pouco disso, creio que alguém perdeu, mas alguém ganhou. Então o que aconteceu foi a retirada de dinheiro de um lugar para colocar em outro, quem sabe em algum colchão! Nesse caso muitos podem ter ficado muito ricos com essa crise! E dizem que investir no mercado de capitais é sério. Para especuladores pode ser, mas o mais sério seria mesmo cada empresa cuidar de produzir seus produtos e comercializá-los, isso sim é sério!

Não poderia deixar de dizer que a crise é americana, abateu o mundo e chegou sim ao Brasil. Nós estávamos até acreditando que o nosso dinheiro era real e o governo tem tentado nos fazer crer que a economia está ótima, que o real está valorizado, coisa e tal.

Percebe que o nosso real está tão fraco como antes? Bastou uma crise começar nos EUA e o dólar sobe, melhor, o real desvaloriza.

Crise no Brasil o real se desvaloriza, crise nos EUA o dólar se valoriza. Interessante nisso é que os americanos conseguem ganhar sempre, até na crise.

Nós temos o Real, mas real é o Dólar, deles!

http://jcsbem.blog.terra.com.br

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 06/12/2008
Reeditado em 15/12/2008
Código do texto: T1321146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.