Ser feliz é ser egoísta

Havia passado de ano! Sim, estava contentíssima! Estava exultante de alegria, saltitante, com um sorriso de um lado a outro da cara. Sim, estava muito feliz, até porque havia conquistado o que mais queria no momento, que era minha aprovação no colégio. Daí, com um estalo, veio uma voz não sei de onde que me perguntou: “Você está feliz por quê?”. O que me assustou não foi a procedência desconhecida dessa “voz”, que nada mais era do que minha própria consciência, mas sim o fato de não saber responder a questão. “Ora, estou feliz porque passei de ano”, pensei. “Tá, eu passei de ano, mas tenho colegas que não passaram. Então porque eu estou tão feliz? Eu deveria estar abalada pelos meus amigos, não?”.

Imediatamente tirei o riso besta da cara. Sim, como podia estar feliz se pessoas tão próximas a mim estavam mal?

Foi aí que percebi mais uma verdade: a nossa verdadeira felicidade vive condicionada à uma série de valores. As pessoas “importantes” dizem que devemos estar preocupados com os que nada têm. Temos que estar atentos aos necessitados, as carentes, aos ferrados na vida. Ou seja, devemos ser altruístas, devemos fazer o bem, devemos olhar para os outros. A questão é sempre tem alguém que não está bem. Na verdade, naquele momento eu estava era sendo egoísta. Jamais poderia estar feliz desse jeito quando os outros estavam tão “na pior”.

Fiquei pensando nessa questão por mais algum tempo, e daí cheguei a conclusão de que jamais poderíamos ser felizes nesse mundo. Muito simples: como estar feliz se na esquina da sua rua tem um homem pai de família passando fome com seus 5 filhos? Como ficar feliz se quando você liga a televisão você vê crianças morrendo de fome, abandonadas em lixões, em rios, em igrejas evangélicas? Como ficar feliz?

Ser feliz hoje em dia é ser egoísta. É pensar apenas em como VOCÊ está nesse momento. Se você está bem, se você está com dinheiro, se você está com saúde, se você é amado.

Ser plenamente feliz é impossível.

JaquelineS
Enviado por JaquelineS em 01/04/2006
Código do texto: T132274