Briga na linha

Edson Gonçalves Ferreira

O sujeito brigava, outro dia, na linha de uma oração, com o vocativo: __ Você não sabe que eu sou o mais importante da oração? Sou eu que pratico ou sofro a ação ou ganho a qualidade expressa no contexto. Você só pode aparecer separado por vírgula(s), entendeu?

O vocativo, enraivecido, respondeu: _ Posso funcionar como vocativo, o termo da oração que serve para chamar alguém, mas não sou o sujeito como você mesmo diz, reclame para os autores. Eles é que precisam estudar a gramática. Veja só o aposto!...

Desesperado, o sujeito respondeu: _ Você, também, ó aposto, tem que prestar atenção. Você aparece na oração para explicar um termo anterior e, portanto, quando for explicativo, tem que vir entre vírgulas. O aposto que estava quietinho no seu canto, retrucou: __ Olha, vai se queixar com o bispo, porque eu não faço as frases, são os autores. E vocês, senhores autores, precisam prestar mais atenção, porque detesto briga.

Aí, então, o sujeito da oração, começou a sorrir e, neste momento, o vocativo e o aposto perguntaram por que ele ria. Ele respondeu: _ O aposto respondeu observando a gramática e, assim, a expressão "senhores autores", que é um vocativo, apareceu entre vírgulas. Aí todos gargalharam à vontade!

Divinópolis, 10.12.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 10/12/2008
Código do texto: T1328310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.