"Uma Advogada Brilhante" =Crônica do Cotidiano=

Em 15/09/2008, na seção “Tribuna Livre” do Jornal “A Tribuna”, a advogada Sylvia Romano, parece-me que daqui de Santos, classificou os idosos como pessoas “chatas, egoístas e até gagás”. Uma afirmativa que me leva a pensar que ela realmente exerce com o coração a profissão para a qual nasceu e foi, evidentemente, talhada. Deve exercê-la com grande brilhantismo...

Advocacia, no meu modesto entender, é uma profissão que exige boa cultura geral, alto nível de educação, muita sensatez, sensibilidade, boa dose de psicologia, bons modos, frases enunciadas depois de bem pensadas, enfim, não é uma profissão para qualquer um como muitos pensam. Inclusive dona Sylvia Romano, creio.

Talvez os velhos sejam mesmo chatos com suas dores, seus desenganos, seus incômodos de saúde, suas decepções com os filhos ou filhas que, apesar de formados demonstram não passar de bestas humanas. Muitos devem ser egoístas, muitíssimos já devem estar mesmo gagás. Nenhum, porém, creio que consiga ser tão chato quanto uma advogada faladeira e incompetente; nenhum tão egoísta quanto uma advogada defendendo seus honorários, e nenhum mesmo tão gagá quanto uma advogada aposentada repetindo seus velhíssimos casos e suas ultrapassadas argumentações que redundaram, por um acaso, em benefício para algum cliente seu.

Uma advogada velha, grosseira, boca dura e incompetente, então, deve ser dose para elefante. Duvido que alguém agüente. Talvez nem a própria.

Creio que a advogada Sylvia Romano seja ainda jovem. Caso ainda seja jovem, o que tudo leva a crer, pode ainda estudar veterinária, conseguir um emprego no Jockey Clube e, quem sabe, ser muito feliz tratando de seus seme...digo, de seus pacientes.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 10/12/2008
Reeditado em 11/12/2008
Código do texto: T1328503
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.