Ultraje a Rigor

Será tão difícil para o ser humano conviver com a diversidade e respeitar as diferenças? Afinal desde tempos remotos pessoas sensatas têm mostrado o diálogo e o respeito como vigas fortalecedoras de melhores tempos. Um caminho para uma humanidade mais harmoniosa e feliz.

Há poucos dias presenciei uma cena de deboche de algumas crianças que agrediram sem razão um senhor. Tudo pelo seu tipo físico um tanto quanto fora de forma. Mas, afinal, quem define qual padrão é o melhor? E tem alguém direito de fazer isso? Se por como juiz perante a sociedade e tecer sentenças de vida e de morte sobre tudo que lhe escapa da mesquinhez de pensamento?

Situações de preconceito e discriminação marcam profundas feridas tantos na individualidade, tantos complexos e traumas podem advir de tais situações, quanto na coletividade, quando esta convenientemente se cala e acovarda perante aos carcinomas sociais.

Vivemos uma época de guetos, de soluções e de iniciativas pessoais.

A família como instituição enfrenta graves dificuldades e não tem surgido nada viável para substituí-la.

Não se respeita o próximo há muito tempo, quem dera então aquele que está a uma distância, de convívio ou de ideais, um pouco maior.

Obliteramos cada vez mais velhos valores e isto talvez seja até salutar, mas esta na hora então de começarmos a construção de novos paradigmas. A humanidade de qualquer forma tende a sobreviver, depende de todos nos escolhermos o ambiente em que queremos viver e conviver com nossos descendentes.

Devemos lembrar que o preconceito com que hoje ferimos amanhã poderá se voltar contra nos. Seria muito salutar pormos mãos nas consciências e conjugarmos esforços individuais e COLETIVOS no aperfeiçoamento e dignificação da humanidade.