COMBUSTÍVEL ADULTERADO

Você sabe como se obtém combustível derivado de petróleo? A partir do petróleo bruto na refinaria, aplica-se a tecnologia de separar os seus subprodutos pelo processo chamado de refino. É muito interessante. Resumidamente e de forma bem amadorista funciona assim: A matéria prima, petróleo bruto, é bombeada para a torre de destilação, submetida a alta temperatura que força a separação das substâncias, por densidades. Os mais pesados descem e os mais leves sobem. Assim os gases vão para a parte alta e são recolhidos continuando os processos de separação, purificação, análises, Estocagens... Etc.

Os líquidos que são as naftas, querosenes, óleos finos, óleos pesados e muitas outras substâncias, também são separados, processados, analisados, estocados e distribuídos.

Tudo para se obter produtos de qualidade apropriada ao consumo. Aí vai para o comércio. Quer dizer que tudo isso dá um trabalhão danado, demanda muita tecnologia e altos custos.

E o que acontece das refinarias até o tanque do nosso carro? A ganância dos intermediários é tamanha que também demanda tecnologia. A TECNOLOGIA DA ADULTERAÇÃO. A INDÚSTRIA DA FRAUDE. A INDÚSTRIA DO CRIME ALTAMENTE ORGANIZADO.

Substâncias, as mais variadas, também são analisadas em processos técnicos, com profissionais qualificados em química, para descobrir quais as mais baratas e que interferem menos, aparentemente, no rendimento dos veículos. Água, álcool, solventes e tudo mais que a competência do crime vai descobrindo, inventando e aplicando. E ganhando rios de dinheiro. Não interessa os danos terríveis causados nos componentes dos veículos.

Desenvolvem verdadeiros engenhos, com tecnologias de ponta, inclusive para controlar as bombas nos postos distribuidores. Existe uma gama variável de meios para burlar as poucas formas de controle. comandos hidráulicos, elétricos, eletrônicos, pneumáticos, controle remoto e tudo para fechar e abrir válvulas e misturar o que e o quanto eles quiserem, a critério de quem estiver no comando. Os mecanismos ficam muito camuflados dentro dos postos.

Para o veículo do dono, do amigo, combustível da melhor qualidade. Para os fiscais, raros, (quem já viu um num posto fazendo análise de combustível?), também produto impecável. Depois para nós os comuns consumidores, o lixo, as misturas, que arrebentam com veículo, a nossa paciência e o nosso suado dinheiro. Se o carro vai parar na estrada, problema do dono. O abastecimento já foi pago. Os criminosos já receberam pelo produto e pelos “serviços” e já se enriqueceram mais. Também já se tornaram mais poderosos, competentes, organizados, audaciosos e perigosos. E quem paga a conta somos nós os consumidores sem direitos, sem defesas e sem tribuna.

Difícil de resolver? É muito difícil. Principalmente porque envolve muito dinheiro e implica em interesses de muitos importantes e poderosos que parecem vacinados contra punições. As quadrilhas "fabricam" muito dinheiro, para seus bolsos e fabricam PREJUÍZOS inevitáveis e enormes aos incautos consumidores pois o veículo consome mais combustível, dá mais falha no conjunto, Polui mais, diminui o desempenho, reduz drasticamente a vida útil aumenta horas paradas e idas a oficinas, desgaste emocional, perda da confiança no meio de transporte... Só para citar alguns dos inconvenientes.

Mas não tem solução. É o que dizem os “míopes”, os “paralisados” os acomodados, os covardes, os incompetentes, os coniventes, os omissos, os sócios...

Em Belo horizonte um Promotor de Justiça foi assassinado por estar no encalço de gangue, ou gangues. Será que os outros responsáveis pelo combate tomaram medo? Ou os outros nunca existiram? Ou são tão poucos e sem recursos que tomam proporções de nada? Aí instalada a impunidade vale a pena para muitos transgredir.

Já viram na televisão autoridades lacrando bombas de posto de abastecimento? Vi muitas vezes. Até aí é a ação de quem de direito contra os infratores. Ótimo! A gente pensa que agora vai! Agora vão botar esses larápios fora de circulação e da adulteração. Mas, vocês já viram a bomba continuar lacrada e o posto fechado? Eu não.

É por isso que voltam ao crime. Passou a valer a pena, por falta das penas da lei. É por isso que penamos.

E se o posto de abastecimento que for flagrado uma única vez for fechado definitivamente tendo os seus bens transferidos para um órgão público, (que acho que ainda não existe), o responsável pela real e efetiva manutenção da qualidade pura, indubitável e incontestável, portanto plenamente confiável dos combustíveis que consumimos? E os responsáveis e culpados presos, processados, condenados e obrigados ao cumprimento das penas, sem subterfúgios e jeitinhos? Com certeza iriamos ter combustíveis dos melhores do mundo.

Em 10-12-2008