ASSEMBLÉIA DOS SENTIMENTOS

O grego Eurípedes definiu o sábio como sendo um ser que tem duas línguas, uma para dizer o que pensa e a outra para falar conforme as circunstâncias, quando o querem tem talento para fazer o preto aparecer como branco e o branco como preto, soprando com a mesma boca o calor e o frio e exprimindo com palavras exatamente o contrário do que sente no peito.

Coisa de grego, mas se a palavra foi dada ao homem para esconder o seu pensamento os sábios estão inseridos no contexto.

Sobre sentimentos é do que tratarei. Andei dando um “rolé” ai pela net, mas exatamente pela terra de ninguém, que é o Google e me deparei com um texto para lá de interessante, não tenho como dá o crédito ao “sábio” que escreveu, não está assinado, mas salvo engano, o site é criação de Lógnus e trata de uma reunião dos Sentimentos onde cada um falava de suas qualidades.

Nessa assembléia, da qual tentarei fazer uma cobertura, os SENTIMENTOS discutiam coisas da vida, do comportamento dos humanos diante deles sentimentos. Coube ao DESPREZO, abrir o debate e começou desafiando aos demais presentes a apontarem qual entre eles era o mais predominante entre os humanos e o mais forte o mais duradouro senão ele próprio. Com o que não concordou o AMOR, por se sentir duradouro, imortal e sobreviver até depois da morte. Foi contestado de pronto pelo DESPREZO, acusando o AMOR, de que, na luta dos sentimentos, ele era o primeiro a morrer, pois não passa de uma ilusão, de um fraco, um utópico, um inexistente. Sem mais argumentos, só restou ao AMOR cair em prantos e afogar as lágrimas ao lado do seu melhor amigo, o ÓDIO. Foi a vez da SOLIDÃO tecer loas às suas qualidades, considerando-se o que mais faz estrago entre as pessoas, contudo, por vezes benevolente, mas também o mais temido de todos os sentimentos. A FELICIDADE, toda cheia de si, disse alto e bom som que ela era o que todos buscam, o que todo ser humano deseja. Dela riu o DESPREZO, afirmando: os que te procuram são egoístas, as pessoas estão fechadas no seu mundinho particular e dizem que isso é felicidade. Você morre na primeira turbulência que uma pessoa passa. E indagou: se todos te procuram por que você insiste em se esconder? A vez agora foi do MEDO, que disse ser o pior dos sentimentos, ter a capacidade de produzir inúmeras aflições aos corações das pessoas , de ser o motor do mundo e por isso dominá-lo. Houve um momento de silêncio, quando os bons sentimentos tentaram se organizar e reagir contra os maus, mas a IMPACIÊNCIA, só dificultava as coisas. A VERGONHA até que tentou se defender, mas não contou com a ajuda de sua colega a CORAGEM. Na sua incapacidade, a DOR só gemia. A TRISTEZA e a SAUDADE, consolavam-se multamente. Eis que chega, como sempre atrasada, a ESPERANÇA, que embora reconhecendo a enorme força do DESPREZO, achava-se a mais poderosa dos sentimentos, pois dizia-se representante da fé, da compaixão, da misericórdia. Com o que concordaram todos os sentimentos, menos o DESPREZO, que abandonou o recinto.

Agora, aqui pra nós, alguém já sentiu desprezo por alguém? De minha parte, “prefiro não comentar” .

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 11/12/2008
Código do texto: T1329666
Classificação de conteúdo: seguro