Natal, a cidade sol, esquina do Brasil

Da primeira vez em que estive aqui, me encantou a claridade da cidade. Tive a nítida impressão de que, ou o dia começava mais cedo, ou eu tinha mais disposição para madrugar. Provavelmente, as duas alternativas, mas Natal, a capital do Rio Grande do Norte tem esse efeito sobre mim. Fico feliz em estar aqui, mesmo a trabalho, em jornadas insanas de mais de doze horas, em reuniões intermináveis, em espaços fechados que nos tiram a noção se é noite ou dia, a despeito do conforto e da atenção com que somos tratados no hotel que nos hospeda.

Estou participando da Semana da Educação de Jovens e Adultos, promovida pela SECAD/MEC, num esforço concentrado de vários segmentos- Universidades, conselhos e secretarias estaduais e municipais de educação, Fóruns de EJA e do Campo, além do próprio MEC- para organizar uma Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado para a Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, porém, quando a gente se depara com os números alarmantes da exclusão de pessoas acima de 15 anos, é que nos damos conta do tanto de trabalho duro que ainda precisa ser feito para que as políticas públicas se efetivem e melhorem o quadro da educação neste país, em especial, no Nordeste.

No mais, estar em Natal é também a possibilidade de rever e estar com amigos queridos. Fui carinhosamente recebida por Regina, amiga de Maceió que já mora há algum tempo aqui, por seus três filhos e seus 08 gatos, com muita conversa boa e muitas histórias de sua felina família.É também a oportunidade de falar ao telefone com outros, “fuçar” livrarias em busca de autores locais e me deliciar com a ótima culinária local.

Dessa vez, conheci pessoalmente a simpaticíssima colega Recantista Evelyne Furtado, dona de um sorriso contagiante e de uma conversa muito agradável. Somos leitora uma da outra e adorei trocar figurinhas sobre livros, filmes, o trabalho de cada uma e as impressões sobre a cidade. Nosso café literário foi muito legal, pois parecíamos nos conhecer há muito tempo.

Enfim, gosto muito de estar aqui, a cidade continua linda e nos intervalos bem que eu aproveito a oportunidade de, mais uma vez, curtir esse clima de cidade-sol.