Lord Byron - amizade , gótico e bacanais

"A memória é uma

coisa fantástica! Ela

guarda as coisa boas ,

as mais ou menos

e as ruins. Eu aciono

só as boas. Eu lá sou

boba ??? (Kalena)

Falei em memória porque me lembro , como se fosse hoje , de uma historinha que ouvi no primeiro ano do segundo grau. É sobre Lord Byron.

Eu ouvi que na sua infância Lord Byron , o poeta inglês, fez algo que demonstrou o que é a verdadeira amizade. Byron vendo que um amigo dele seria impiedosamente surrado

por um valentão, na escola ,perguntou por quanto tempo o garoto pretendia surrar seu amigo. O valentão perguntou , então, o que Byron tinha a ver com aquilo . O valentão ouviu a seguinte resposta :

"É que se você não se importar , disse Byron - tremendo de medo e de raiva - eu receberei metade da surra por ele" . O surrador ficou tão espantado , que acabou nem dando a resposta de sim ou não e, também ,não surrou o amigo do poeta .

Moral da história : esta é a verdadeira amizade.

Passando a Bíblia em revista , descobri que foram verdadeiros amigos, vários personagens bíblicos , mas citarei apenas :

***Paulo e Timóteo

***Davi e Jônatas

***Jesus e seus discípulos

Comento : O que me chama a atenção é que Lord Byron (George Gordon) é hoje uma lenda remota, muito pouco lembrada nos meios acadêmicos da Literatura e da História . Viveu entre 1788 e 1824 . Dono de uma vasta obra e um grande pensador . Ele era ligado ao universo gótico e do terror. E tem uma frase dele que diz : "E com a taça na mão e o fel nos lábios zombaremos do mundo "! Ele influenciou muita gente aqui no Brasil : Alvares de azevedo , o qual é atribuído como tradutor daquela mensagem , acima descrita . Fagundes Varella e um escritor reconhecido como macabro , Tiburio Craveiro . Mas o que mais me assustou na época é que a tal TAÇA com o vinho era feita de um cérebro humano . E todos tomavam do vinho na mesma taça como fazem , aqui , com o chimarrão.

Byron tinha um livro de cabeceira , um raro volume da literatura alemã chamado " FANTASMAGORIANA . Eu sonhava ,de tanto medo, que eu tinha dessa obra . Sonhava com fantasmas. Um horror !!!

Mas , também ,influenciou Heine, Garret , Goethe , Franz Lizst ( compositor erudito, amigo de Chopin , aquele que quando percebeu que Chopin, estava mal com a tuberculose e num concerto caiu do nariz uma gota de sangue numa tecla do piano , Chopin se abateu e ... Lizst percebendo , entrou , sentou em outro piano , e com Chopin ,que não se aguentava, tocou a POLONAISE). Nossa !!! Que coisa maravilhosa !!! , bom , Bocage, , Schopenhauer , Beethoven , ( um dos meus preferidos compositores eruditos etc...)

Na época do colégio eu não me toquei muito , mas já na Universidade , pude refletir sobre esse estranho comportamento de Byron, porque além disso ele tinha uma vida obscena .... fazia bacanais numa abadia que ele tinha em Londres ...pintava o 7. Mas demonstrou uma bela amizade , quando era jovem. E amigo de um pobre coitado. Paro por aqui... senão.... escrevo sobre isso a noite inteira , o dia inteiro , tão grande é o assunto. AS obras de Byron são todas ou quase todas em inglês . Existem obras importantíssimas como D. Juan e outras . Em inglês.

(by Kalena,2008).