Só para maiores de 40 anos!

Quando a depressão pega firme, quando a grana acaba antes do tempo, quando a solidão é insuportável, quando o estoque de Cabernet acaba, então, me tranco num quartinho minúsculo que tenho em minha casa, e me ponho a ouvir "Casa das máquinas" ou "Secos & Molhados" ou então volto a re-ler minha coleção do "Pasquim".

Foi assim que hoje eu acordei...

Me enfiei no quartinho, acendi um incenso de alecrim(já que abandonei o cigarro) e ao acaso peguei um exemplar amarelado e empoeirado do Pasquim -Um Jornal de Peravilhos- (Ano XI n 145 - Rio, de 7 a 13/12/79 - Cr$20,00)

Meu xará Pedro Ferreti escreve o que segue:

"Os incidentes em Florianópolis deram margem às interpretações mais loucas. Para alguns militares foi coisa do Partido Comunista, pois Figueiredo um dia antes dissera que não topava legalizá-lo. Outros diziam que a culpa era da CIA. E outrtos de movimentos sionistas, inconformados com o estabelecimento da Organização pela Libertação da Palestina no Brasil. Acho o negócio mais simples: estudantes, office-boys, engraxates e motoristas de táxi "explodiram" em Florianópolis porque a barra anda pesadíssima neste país, com aumentos da gasolina de 58%, da energia elétrica de 55%, etc. A explosão na "pacata" Florianópolis é um retrato (ainda que exagerado) da insatisfação popular. E por mais que a Secom tente burilar a imagem de Figueiredo, não custa lembrar que a realidade é mais forte que qualquer trabalho de marketing. Especialmente quando a panela de tanta gente está ficando vazia.

A desgraça desse incidente é que certamente ele será usado por certos setores do chamado Sistema para alardear que a abertura é perigosa, que o povo não está preparado para a democracia, etc. Acho o contrário. O incidente mostra que o povo está , isso sim, cada vez menos "preparado" é para continuar vivendo num regime autoritário, em que as decisões que mais afetam o seu dia a dia são tomadas nos gabinetes fechados do Planalto.

O comportamento de parte da imprensa quanto à divulgação do incidente foi melancólico. A auto-censura comeu solta. A Radio Tupi simplesmente não noticiou o incidente, por ordem direta da cabeça dos Associados, o obscuro senador pelo Espírito Santo JOÃO CALMON. Já a TV Globo não ficou muito atrás. Embora o incidente tenha sido de manhã, não falou nele no jornal das 19 horas. No das 20 horas tambem não ia dizer nada, mas no finalzinho divulgou apenas a nota oficial do governo lida por Cid Moreira num tom ridiculamente emocionado, que faria inveja ao próprio Figueiredo.

No jornal das 11 horas da noite a Globo deu apenas Figueiredo falando, dizendo que não admitia ofensas pessoais. Sobre os incidentes em si, nada. A nota oficial, por exemplo, caiu no vazio e muita gente não deve ter entendido que diabo era aquilo.

Isso é o que se chama informar bem a 40 milhões de telespectadores. A Rede Globo é, sem duvida, poderosa. Mas ignorar os fatos, passar uma borracha neles, é simplesmente tolice.

Achar que a realidade é outra porque não apareceu no Jornal Nacional é e s q u i z o f r e n i a."

Aqueles com mais de 40 anos certamente sabem quais foram os incidentes em Floripa, aos outros, se me pedirem, depois eu conto. Claro que terei que consultar meus muitos PASQUIMs da época.

E assim acabou mais um dia de deprê.

Pedro Gonzalez
Enviado por Pedro Gonzalez em 13/12/2008
Reeditado em 13/12/2008
Código do texto: T1333665
Classificação de conteúdo: seguro