Oportunistas da crise econômica...
 
Uma empresa diante desta crise econômica resolveu baixar o preço de seus produtos, pois as contas que iriam vencer precisariam ser quitadas e pela programação que fizeram perceberam que o valor que entraria aquele mês, se todos os clientes quitassem suas faturas em dia (fato este que também nunca acontece) não seria o suficiente e ela entraria no famoso “vermelho”.
Sendo assim após cálculos de custo de um determinado item que a empresa produzia foi estudado. Este item que normalmente custava R$ 6,50 a unidade, após estudos de custo foram oferecidos a R$ 5,00 cada, sendo que o lucro seria bem inferior ao resultado que era o normal.
O plano se estendia somente para quantidades acima de 200 unidades e com o prazo de pagamento para 28 dias e aquela oportunidade foi exposta somente entre os dias 25 a 30 de outubro.
Os vendedores desta empresa diante desta “promoção” começaram a entrar em contato com os clientes para que os mesmos pudessem usufruir dessa vantagem. Porém o usufruir dessa vantagem pode-se também fazer esse fornecedor a menosprezar seu próprio produto e se esses vendedores não tiverem sabedoria e profissionalismo de manusear o cliente, o próprio funcionário acaba por levar a empresa ao baixo padrão e também à exposição da dificuldade...
Sim, somente pelo fato do item estar com valor inferior ao normal já se expõem o problema.
No primeiro dia dessa promoção uma das vendedoras entrou em contato com um de seus melhores clientes e fez a proposta e prestem atenção como essa negociação se arrolou:
_ Bom dia Sr. Marcelo (nome fictício) estamos com a promoção dos nossos controles Tx a 5,00 cada somente até dia 30 de outubro e gostaria de saber quantos poderei te enviar.
_ Bom dia, como vai você? Ótima oportunidade você está me oferecendo, então mediante esta promoção quero algo melhor: Veja para mim a quanto você me faria 2.000 unidades.
A vendedora explicou que aquele valor era para qualquer quantidade acima de 200 unidades (Geralmente esta quantidade custaria com desconto na tabela normal R$ 6,00 a unidade).
Mas o cliente querendo tirar vantagens, fez-lhe uma infeliz proposta: Pago R$ 4,50 cada no valor à vista e nada mais...
A vendedora mesmo a par da situação, sabendo-se que esse valor era o valor do custo do produto, tentou explicar que não haveria como chegar a esse total (esse era o custo do produto até 10.000 unidades).
_ E o comprador atrás de mais vantagens tentava driblar a vendedora com questões de pura indignação.
A vendedora diante do impasse, recorreu a sua diretora expondo o problema e a diretora, sem pestanejar, sem pensar, porque estava muito preocupada com a crise por fim deu o aceite...
Novamente a vendedora contrariada, volta a entrar em contato com seu cliente e diz que seu pedido foi aceito e que precisavam saber através da quantidade, quais seriam os modelos e freqüências que iria lhe enviar.
_ Bom, quanto a isso não posso lhe responder de imediato porque estou de saída neste exato momento, por favor, peço que aguarde até amanhã, eu entro em contato e lhe passo as referências.
No dia seguinte o cliente não retornou a ligação...
Enquanto isso várias outras vendas foram fechadas com sucesso, não como essa e sim com o valor real que estava em promoção. Não tão grandes, porém várias em menores quantidades.
E a vendedora enquanto isso a cada momento estava sendo pressionada para fechar a tal venda “errada”.
Dia 27 ela volta a entrar em contato com a empresa compradora e solicita que chamem o tal comprador “que por sinal era o proprietário da empresa compradora” e sempre recebia a informação de que ele estava ocupado e que não poderia atender naquela hora e assim foram quatro ligações demoradas e sem resultado de São Paulo para o Pernambuco.
E assim aconteceu no dia 28 e dia 29 com o mesmo resultado.
Dia 30, último dia da promoção, a vendedora enfim consegue que ele lhe atenda, pois mencionou com a atendente que tinha precisão em falar com o cliente, pois aquele era o último dia da promoção...
_ Olá boa tarde, desculpe-me por não poder atendê-la quando ligou, pois estava ocupadíssimo. Mas vamos lá, queira anotar, por favor: mande-me 200 de tal freqüência e modelo, 500 deste, 300 daquele, 400 do outro e para finalizar mande-me 600 daqueles que são mais vendidos... E não se esqueça que você fez o valor de R$ 4,50 para: 30/60/90/120, hein?
A vendedora se assusta com o prazo que ele pronunciou e diz:
_ Não Sr.! Combinamos que faríamos este valor somente porque seria a vista.
_ Você está ficando maluca? Eu não disse isso, te falei desde o inicio essa data e se não for dessa maneira, nada feito. Porque você assim está colocando palavras que não disse em minha boca.
_ Sr. Marcelo não vou discutir com o Senhor, pois quando a proposta foi feita minha diretora acompanhou o desenrolar da proposta, portanto então: Nada feito, sinto muito pelo tempo que lhe tomei e boa tarde...
Quando a vendedora explicou para sua diretora o que aconteceu ela ficou desapontada e a vendedora disse a ela que não reagisse dessa maneira e que ela mesma ficou aliviada por não ter efetuado aquela venda, mas que outras mais proveitosas fechariam e que compensaria aquela que havia “perdido”.
E assim aconteceu, não foram vendas a vista, porém dessa maneira não estariam perdendo...
No dia 04 de novembro o tal cliente retornou a ligação:
_ Olá, boa tarde, como vai você? Hoje estou mais desocupado para poder falar com você e fechar aquela venda, vamos lá?
_ Pois não, o que vou lhe enviar?
_ Pode mandar aquele pedido mesmo a vista que estarei depositando agora mesmo.
_ Lamento Sr. Marcelo,  aquela promoção foi até o dia 30, já se esgotou o tempo e o produto voltou ao seu preço normal!
_ Como assim? Você não me disse que terminava no dia 30, e agora?
_ Sim Sr. Marcelo,  eu lhe informei até que dia iria à promoção...
_ Puxa! Acho que não prestei a atenção. E quanto esta o controle TX hoje?
_ Estão a R$ 6,50 cada, para a quantidade de 2.000 unidades, posso lhe fazer como sempre a R$ 6,00 cada.
_ Eu estou precisando demais desse produto, porque meu estoque está no final. O que você pode fazer por mim?
_ O máximo que posso lhe fazer é um pedido com urgência do produto.
_ Ok, então me envie o mais rápido possível!

Conclusão desta crônica: Sempre existem oportunistas em diversas situações. No desespero perde-se a visão dos fatos e as empresas acabam de qualquer maneira “entrando no vermelho”.
O desespero de uns é a oportunidade mesquinha de outros...
Essência de Tempestade
Enviado por Essência de Tempestade em 14/12/2008
Reeditado em 14/12/2008
Código do texto: T1334337
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.