"Um Pouco de Matemática no Recanto" =Crônica de satisfação=

Há poucos dias um colega de Recanto afirmou que “Número de leituras não quer dizer nada. Pode ser apenas número de cliques”. Na hora quase concordei com ele, mas resolvi ficar calado. Lembrei-me hoje da frase, visitei a escrivaninha do dito cujo, e constatei que, como eu suspeitava, ele tem poucas leituras em relação ao número de artigos. Cliquei em muitos de seus artigos e vi que os comentários sobre eles são escassos. Estava explicada a frase de descrença no número de leituras...

Aí resolvi dar uma olhada em minha própria situação como escritor amador no Recanto. Fiz as contas e cheguei à conclusão de que tenho a média diária de mais ou menos 90 leituras, desde o dia em que comecei a escrever, e uma média mínima de 6 comentários por dia. Claro que há dias em que tenho algumas centenas de leituras e dezenas de comentários e outros em que os dois, leituras e comentários, têm um nível mais baixo, mas de qualquer maneira sinto-me bastante satisfeito com as quase 50 mil leituras e os quase 4.000 comentários recebidos até hoje. Acho mesmo excelente para quem era um completo desconhecido há apenas um ano e meio atrás e que nunca enviou avisos aos leitores sobre os novos textos inseridos.

Bem mais importante que o número de leituras e de comentários é o grande número de amizades virtuais que tive a felicidade de granjear neste curto espaço de tempo. Convivo muito, ainda que virtualmente, com muita gente inteligente, agradável, interessante, espirituosa, gozadora, séria demais, enfim, com pessoas com quem vale a pena trocar idéias e mensagens e, quando possível, conhecer pessoalmente. Esse é o que considero o meu maior lucro, o meu real ganho por escrever de graça quase todos os dias. Por isso vale a pena idealizar, escrever e publicar sempre.

Outro colega comentou que jamais agradece os comentários que recebe. Calei-me para não dizer a ele que considero tal atitude suprema arrogância. Como se os seus leitores não fizessem mais do que a obrigação de render-lhe suas homenagens. Faço questão absoluta de agradecer todo e qualquer comentário que recebo. Seja ele curto, comprido, amável ou nem tanto. Considero cada comentário uma gentileza da parte de quem me lê. Comentar demonstra atenção, gentileza, boa vontade em entusiasmar quem escreve a procurar escrever cada vez melhor. Quem comenta o que a gente escreve teve a delicadeza de dispensar-nos um tempo de sua vida para fazê-lo e merece sempre o nosso sincero muito obrigado.

Passando a escrever constantemente a gente aprende a observar melhor a vida, o cotidiano, as tragédias alheias, as grandes e pequenas alegrias nossas e dos outros, os sentimentos demonstrados ou escondidos, a ironia de muitos fatos, a ambigüidade de certas situações, as monstruosas diferenças nos modos de viver, de pensar, de agir, de sobreviver de nossos semelhantes. Em resumo: escrevendo, participa-se mais da vida e de seu fluxo contínuo.

Escrever cotidianamente leva-nos a ler melhor, mais atenta e criticamente, aproveitando melhor o conteúdo dos livros, revistas e tudo mais que é impresso.

Li que o título de um livro é “Escreva Um Diário Para se Conhecer Melhor”. Eu o adaptaria para mim “Escreva Diariamente e Viva Melhor”. Tenho dito.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 15/12/2008
Código do texto: T1335939
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.