Amores Urbanos

Desde cedo os recados de feliz dia das mães surgiam pela tela do computador, pelos e-mails de alunos, ex-alunos, amigas e amigos, nesse dia nublado de maio o frescor do frio da manhã era acalentado pelas palavras de carinho de todos os filhos e filhas que cativei durante esta, ainda juvenil jornada, de vida.

Esse ano meus filhos estão juntos, aqui , bem pertinho, nada mais de Europa, nem muito menos saudades nem distâncias, tudo agora, são abraços e alegrias. Essa é minha pequena e particular felicidade.

Pequena mesmo, diante do cenário, ser Mãe, nos dias de hoje, é ser personagem de história de quadrinhos é virar super-herói diante de todas as dificuldades do mundo globalizado, é eu sou Mãe.

Resolvi abrir e ler os jornais do dia, a manchete, imagine, a mesma, o Caso Isabella, mais agora, a Mãe, a palavra de uma Mãe que permaneceu calada e sofrendo sua perda, e agora, nesse dia de marketing e comércio, seu sofrimento vira a tônica nesse Dia das Mães.

Símbolo de sofrimento

Emblema de perda

Tristeza de Mãe

Saudade de Filha

Meu Deus, não poderia deixar de falar sobre esse doloroso afastamento materno que tanto chocou os corações, essa saudade é infinita e minha indignação somente é menor ao ver o olhar de cautela e amor dessa Mãe que perdeu sua filha por uma janela e por um ato insano de amor e ódio.

Conto de fadas urbano, final de milênio, amores confusos, sei lá, só sei que meus filhos criei e crio com total armadura de mulher separada, fiz um muro de amor e cada pedrinha erguida foi cultivada com o respeito ao pai e a família, não sei escrever sobre julgamentos, larguei a carreira de Direito por ter dificuldade de ser ponderada e nunca andar com uma balança nas mãos, meu pêndulo é o sentimento, a maternidade, o irracional coração que pulsa e respira zelo e cuidado por esses meninos que de mim saíram e cresceram, minha janela eu sei que abri para eles e jogo todos os dias por entre as redes um pouco deles na vida mais sei que seguro na mão antes de largar para que eles possam cair em pé e respirando para a vida e não para morte.

Meu compromisso com a eternidade é Ser Mãe, eles pediram-me e Eu estou aqui, a tentar corresponder com as palavras, com os gestos e com os meus atos sensatos ou insanos o meu compromisso de amor e zelo, amo vocês meus filhos, lembro-me bem quando pequena afirmava, como na letra de Renato Russo, “meus filhos terão nome de santo” é eu cumpri, e só tenho a agradecer aos céus e aos meus filhos, obrigada, Pedro e João por me fazer tão feliz , amo vocês meus filhos .