Fahrenheit 11 de Setembro

Por Edwaldo Mendes


Numa narrativa deste documentário de Michael Moore, percebe-se que o todo poderoso Estados Unidos, é um país inseguro e tão frágil que após 11 de setembro o povo americano já confunde a segurança, com a insegurança que o Presidente Bush inspira.

Qualquer mortal que tenha um olhar bem crítico percebeu que as eleições americanas foram entre aspas fraudulentas, e que o Presidente Bush se elegeu por algumas zonas eleitorais, e percebeu-se que tudo estava programado para sua eleição ao cargo da maior nação do mundo, até 11 de setembro é claro.

E logo de inicio do governo Bush, notou-se uma grande impopularidade na sua administração, e então o Sr. Bush foi tirar umas pequenas férias para baixar a poeira, e algum tempo depois do seu retorno ao cargo de presidente, às torres gêmeas foram atacadas, e aconteceu toda aquela tragédia no império norte americano, o presidente ao ser informado numa escola onde estava ficou pasmo por minutos sem saber o que fazer e dizer, e até leu um livro para passar o tempo.

Com o passar dos dias caóticos as reuniões na cúpula da Casa Branca decidiram-se achar um culpado pela tragédia e se se focou a atribuições do terrorismo ao Sr. Osana Abin Laden, então o Presidente Bush numa manobra ofensiva e bélica resolveu mandar tropas para o Afeganistão, ou seja, o lugar suposto onde o Sr. Osana estaria, mas onde acha-lo se naquele país tem um relevo desfavorável por contar com imensas montanhas e milhares de cavernas, notando-se que esta investida foi a primeira derrota americana nesta guerra.

E imaginar que no passado à família Bush tinha ligações com a família de Osana, acredito que pelo fato do petróleo e do fornecimento de armamento bélico, e o governo americano sabia que o América estava preste a receber um ataque terrorista e nada fez, ou quis fazer para isto não acontecer.

Após esta a investida frustrante no Afeganistão, resolveu-se procurar um outro lugar para investir o poderio bélico norte americano e de seus aliados principalmente a Inglaterra do primeiro ministro Blair, e foram para Bagdá no Iraque atrás de Saddam, pois se imaginava que naquele país tinha armas de destruição em massa e armas químicas, mas como se algum tempo antes disseram que no Iraque não havia armas que pudesse trazer perigo a humanidade.

Novamente soldados foram recrutados para atacar o Iraque, e o Sr. Bush pressionou o presidente do Iraque Saddam a se entregar, como ele não se entregou começaram os ataques no inicio de 2003 em locais estratégicos como bases militares, aeroportos e até hospitais, escolas e residências das comunidades civis daquele povo indefeso, e o duro nesta investida era perceber que civis inocentes estavam morrendo por nenhum motivo e o pior estavam desarmados. Enquanto isso o Presidente Bush contava com vitoria nesta segunda fase da guerra será? E simplesmente do nada os soldados americanos começaram a ser intimidados pelos rebeldes xiitas a saírem imediatamente de Bagdá.
 
Porem as ordens do Presidente Bush foi de continuar as investidas em Bagdá para proporcionar a ordem daquele país, e ai o povo americano revoltou-se, pois porque os Estados Unidos estariam naquele país? Pois nem a ONU e nem os soldados americanos não acharam as temidas armas químicas, e ainda perceber que soldados inocentes e desprotegidos estavam sendo mortos e ainda por cima que muitos destes foram convocados em troca de medalhas e por estudos nas grandes universidades americanas.

Sem contar nisso tudo que o Presidente Bush cortou em percentuais as verbas para as famílias dos soldados e ainda dizer para a nação que seria difícil para ele ter um filho numa guerra, sendo que os próprios soldados americanos estavam questionando o porque estavam naquela guerra e matando inocentes, e onde estava a liberdade do povo americanos nisso tudo.

E dentre estes filhos da guerra apenas um era filho de um congressista norte americano, e quando estes congressistas foram questionados da ida de seus filhos a guerra, eles desconversaram e correram de medo, mas fugindo de que, talvez da responsabilidade e da culpa.

Para a economia sem dúvida que o Presidente Bush um republicano, inconseqüente tinha interesse em descarregar o poderio bélico e tomar Bagdá, pois lá existem imensas bacias petrolíferas, e acredito que Bush queria tomar Bagdá não para procurar Saddan, mas sim para ganhar vantagens prometendo a reconstrução da cidade de Bagdá aliar-se e ter lucros com o petróleo iraquiano.

Hoje a história é outra os rebeldes estão tomando reféns de varias nacionalidades e os excetuando se as tropas daquele país não se retirarem de Bagdá, ou seja, estão dando o troco das investidas atrapalhas do Sr. Bush.

Acredito que muitos ganham com a guerra, pois desde a queda das torres gêmeas, muitas seguradoras ganharam rios de dinheiro, as empresas que fabricam armamentos bélicos que por sinal a família de Bush é bem conhecida nesse ramo.

E com certeza neste ano de eleições o Presidente Bush terá o sabor ou não da derrota, já que até agora o que o Sr. Bush e seus subordinados estão fazendo é deixar o povo americano e o mundo alarmado com as chamados códigos de alerta, enfim deste documentário deu para perceber a tristeza da guerra e de suas mães a chorarem a perda de seus filhos, e ver a nua e crua realidade dos mortos e feridos em Bagdá, e notaram que América com seu governo atual se tornou uma verdadeira “American Pie... God Save The America”.
 

 
 
 
 


Edwaldo Mendes Filho
Enviado por Edwaldo Mendes Filho em 16/12/2008
Reeditado em 16/12/2008
Código do texto: T1338133
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.