Um mergulho virtual

Vejo o assistente de meu microcomputador. O personagem que aparece quando selecionamos “Ajuda” e “Mostrar o assistente do Office”. Ele espera, pacientemente, que alguma idéia sobre o que escrever surja e eu comece a digitá-la na tela branca. Aquele clipe com um par de olhos e sobrancelhas que se movimentam mostra-se simpático. Seu semblante é sereno e calmo. Mais complacente do que minha própria crítica, pois incansável, permanece firme e presente, ao contrário de mim mesma que, tentando encontrar um tema para este texto, penso, várias vezes em desistir e buscar outro momento de inspiração. Mas, de repente, as idéias vão sendo digitadas e lentamente surge o assunto. Meu assistente olha com interesse, o que me incentiva a continuar.

Paro um instante e vejo seu olhar de observador. Parece estar lendo o que escrevi. Será que está bom? Aguardo sua próxima ação. É impressionante a calma que me transmite e eu não o havia notado até então. De repente, surpreendo-me, pois ele muda seu movimento. Não está mais em pé. “Senta-se” sobre uma folha de papel que, desde o começo o acompanhava, como se estivesse esperando sentado que eu reiniciasse a escrever. Recomeço a escrita e ele volta a ficar em pé, agora com olhar de admiração e um leve sorriso no canto da “boca”. Parece pensar no que está lendo. Uma relação de cumplicidade começa a acontecer. Converso com ele em meus pensamentos. Tento sair de um estado meio hipnótico em relação ao meu amigo virtual e trabalhar melhor meu texto. Redijo novamente este parágrafo. Pronto, agora, sim. Meu auxiliar coça a “cabeça” enquanto eu “dou um duro danado”, tentando vencer o desafio de digitar mais algumas linhas.

Brincando de colocar letras umas atrás das outras, dou uma rápida olhada em meu ajudante que, neste exato momento, exprime uma feição de surpresa. Parece estar interessado. Ora, mas o que é isso? Acordo de um estado de torpor em que me dou conta de que estive “viajando” um bocado. Escrever implica ter algum assunto sobre o qual discorrer: a situação do meio ambiente, as eleições que estão próximas no Brasil, os agrotóxicos, o Projeto Genoma, enfim, uma infinidade de temas. Entretanto este instante foi mágico porque me transportou sabe Deus para onde e acabei por descrever meu momento de criação, num fluxo de consciência.

E o meu assistente, aquele velho e cúmplice clipe animado descansa, sorrateiro em sua folha em branco enquanto eu, satisfeita, imprimo meu trabalho.

Ligia Pezzuto
Enviado por Ligia Pezzuto em 17/12/2008
Código do texto: T1339571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.