dEUS É INFIEL

dEUS foi infiel quando deixou meu filho, com dezesseis, anos sofrer um tumor maligno no cérebro e teve que ser operado às pressas. Também, dEUS foi infiel quando não me protegeu de um sofrido divórcio de um casamento de dezessete anos. dEUS é infiel quando não me permite morar na Avenida Beira-Mar. dEUS é infiel por que não me dá uma Hilux. E nem precisa ser nova, bastaria ter uns cinco anos de uso e já me daria por satisfeito. dEUS é infiel por que tenho cinqüenta anos, trabalho desde os quatorze e nunca consegui comprar um carro zero quilômetro.

Qual o seu conceito de fidelidade? Era a pergunta que eu fazia àqueles que, por qualquer acontecimento, a seu gosto, dizia prontamente: “Deus é Fiel”. Agora faço mais uma outra pergunta: Qual o seu conceito de Deus? Então vamos trazer as questões: Quem é Deus? O que é fidelidade? Deus é fiel a quem e porquê? Que deus é fiel a quê?

Tenho um amigo que tem um cão extremamente dócil e obediente que convence que o cão é fiel. Tudo o que ele manda o cãozinho faz; senta, levanta, finge de morto, dá a patinha, rola para a esquerda, rola para a direita e não segue a outro. Seu cão é fiel a ele. Se fosse meu seria fiel a mim, se fosse seu seria fiel a você, com certeza. Quando eu digo que Deus é fiel a mim somente quando acontece uma coisa boa, eu O coloco como meu subordinado, como alguém que existe para atender os meus interesses e caprichos pessoais, mesmo em detrimento do outro, ou que tenha que atropelar os processos naturais da vida. Nesse sentido Deus não é fiel a mim coisa nenhuma. Ele não se comprometeu em me deixar rico, saudável e feliz por toda a minha vida. Se, por ventura, algum dEUS prometeu isso a alguém, esse deusinho de uma figa é um tremendo picareta, infiel e velhaco, pois não cumpre seus contratos. E se ele não cumpriu a parte dele por que eu não cumpri a minha, então esse não é o Deus da bíblia, pois o da bíblia diz que “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2:13).

Esse negócio de fidelidade não tem muito a ver com Deus, pois Ele é o que é. Sempre justo, amoroso, bom e cheio de misericórdia. Ele é fiel por que Ele é Deus e não pode negar-se a si mesmo. Não há chance de Deus ser infiel, pisar na bola, engabelar alguém. Dizer que Deus é fiel é o mesmo que dizer Deus é Deus. Ninguém colocaria um adesivo no seu carro com a frase: “Deus é Deus”, por que não comunica absolutamente nada. Da mesma forma “Deus é fiel” não comunica absolutamente nada sobre Deus, mas comunica sobre quem o coloca. Começo a desconfiar de que deus a pessoa está falando e da fidelidade atrelada a esse suposto ser divino. Desconfio que a intenção não seja glorificar a Deus exaltando esse seu atributo, mas glorificar-se a si mesmo, insinuando obter privilégios do Divino.

Um deus fiel a mim, vai ter que ser infiel ao meu próximo na hora do choque de interesses. Um deus fiel a mim vai ter que derramar sangue inocente, lágrimas do justo e lama na história, contanto que atenda as minhas necessidades e os desejos do meu coração. Não preciso de um deus fiel aos meus interesses, preciso ser fiel aos interesses de Deus. Não necessito que Deus seja fiel aos meus caprichos, necessito ser caprichoso ao fazer a vontade de Deus.

Esse negócio de fidelidade só tem a ver conosco mesmo, seres humanos. A fidelidade questionada ou legitima, exposta ou oculta é a nossa e não a de Deus. Concluindo:

Deus é fiel. Sempre;

Eu sou fiel de vez em quando;

dEUS é infiel;

e o cão é fiel.