"SÁBIA" INCULTURA E "INCULTURA" SÁBIA

Hoje pela manhã, estava eu no ponto de ônibus, aguardando o mesmo, quando comecei a observar e a ouvir atentamente um homem aparentando os seus 30 anos aproximadamente, usando calça jeans e camisa pólo azul clara. Usava tênis, tinha os cabelos pretos encaracolados e uma enorme cicatriz do lado esquerdo do rosto. Primeiro ele começou falando para as pessoas alí presentes, como se discursasse para nós, de como foi bom deixar o vício de fumar com muito esforço de sua parte e, o mal que o cigarro provoca à saúde. Dizia ele que foi terrível abandonar o vício do tabagismo do qual era escravo. Nos primeiros dias tentando vencer o respectivo vício, comentava ele, a sua boca enchia d´água constantemente e, ele ficava cuspindo a todo instante. O pior era à noite pois com a salivação constante provocada pela abstinência, ele não conseguia dormir. Ele encerrou as suas considerações sobre o vício de fumar, dizendo que venceu o maldito hábito que possuia, aconselhando que ninguém jamais enveredasse por esse caminho e se alguém estivesse caminhando por essa triste estrada, que procurasse sair.

Pude observar também que aquela pessoa que estava alí a ensinar-nos, não possuia muita cultura, porque afirmou categoricamente que:"APÓS A TEMPESTADE, SEMPRE VEM A BONÂNCIA!

Depois aquele homem começou a falar que todo ser humano deve fazer sempre o bem aos outros, porque cada um colhe o que planta. Disse ele, que: "QUEM MATA, TAMBÉM MORRERÁ UM DIA!" e, com o seu jeito irreverente e inculto de falar, enchia os meus ouvidos e coração a cada palavra pronunciada com verdades irrefutáveis que fazem um bem enorme à alma. Muita coisa eu pude ouvir daquele homem aparentemente sem cultura, porém muito culto aos meus olhos, com muito a ensinar com sua "incultura" sábia. Depois de muito aprender com aquele "analfabeto", cheguei à conclusão que eu tinha ouvido um sermão de um pregador sem igreja, enquanto tantos pregadores com as suas respectivas igrejas lotadas, fazem os seus sermões inúteis e totalmente desprovidos do menor interesse no bem estar das pessoas alí presentes, pois só os dízimos interessam, só o fato de arrecadar interessa. Na verdade, a maioria das igrejas espalhadas pelo mundo, não passam de banco arrecadadores disfarçados de igrejas e, bem longe de Deus, pois não O conhecem e, jamais O conhecerão. Eu nem sequer sei o nome daquele homem, mas posso afirmar ter ouvido a voz de Deus nas suas palavras sinceras e comoventes, vindas do seu coração e tocando os corações dos ouvintes.

Em todos os lugares podemos perceber as presenças incovenientes dos "sábios" incultos, que são pessoas desprovidas de muita cultura, arrogantes e, querendo aparentar uma sabedoria que não possuem. O que estarrece, é que tais pessoas cursam faculdades ou mesmo já se formaram e, falam totalmente errado, com a maior irreverência gramatical possível, fazendo doer os tímpanos dos pobres mortais que os ouvem. O pior de tudo, é que tais pessoas são totalmente desprovidas de humildade, se acham as donas da verdade e no direito de passar por cima de tudo e de todos, inclusive dos sentimentos dos outros, como se as pessoas não passassem de um monte de lixo.

Infelizmente são os "sábios" incultos que dominam o mundo, porque escondida na sabedoria que alardeiam ao mundo, está sempre presente a ausência de humildade, que é capaz de transformar a maior intelectualidade, na maior forma de estupidez.

Vivo desempenhando o meu duplo papel de "sábio" inculto e "inculto" sábio, conforme as circunstâncias apresentadas, porém sem nunca perder a humildade, porque se um dia eu vier a perdê-la, terei perdido tudo, ainda que aparentemente possua todas as coisas.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 19/12/2008
Reeditado em 19/12/2008
Código do texto: T1343656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.