APRENDAMOS A DIZER "NÃO"

Se todo o ser humano aprendesse a dizer “NÃO” sua vida seria menos estressante. Vejo pessoas sofrerem, criarem problemas, intrigas, pelo simples fato de não dizerem “NÃO”. Estas pessoas, infelizmente, são manipuladas por outros que têm objetivos determinados para consegui-los. Quando sabemos dizer NÃO evitamos uma série de transtornos causados pela nossa fraqueza. Queremos agradar aos outros e não nos damos conta que estamos infligindo a nós mesmos um turbilhão de problemas imagináveis e que nos causam noites de insônia e dores de cabeça. Quantas vezes fazemos coisas contra a nossa vontade para satisfazer os caprichos de alguém. Quantas vezes assumimos compromissos que não estamos em condições de cumpri-los, no momento. Quantas vezes somos manipulados por pessoas que nos fazem sentir mal e com remorsos por algo que não temos nada a ver ou que não são verdades. Estas pessoas sabem nos usar nos deixando desconfortáveis e no final nem estão para nós. O que importa é atingirem os seus objetivos. Quantos mal entendidos se formam porque as pessoas não têm a capacidade de dizer “NÃO”, de apresentar seu ponto de vista. Usam mentirinhas bobas ao invés de manifestar a real condição. Tudo seria evitado e menos estresse apareceria em sua jornada. Muitas vezes a causa é a baixa estima da pessoa. Querem agradar e se sentirem agradáveis aos outros. Precisam disto para aumentar a sua estima.

Já presenciei uma pessoa dizer para sua amiga:

- você não me telefona mais, estive doente.

- a amiga responde: não tive tempo, muito trabalho, chegava tarde em casa.

- você não gosta mais de mim. E se eu morresse, diz a manipuladora.

Toda vez que você se sentir mal, desconfortável em situações parecidas como esta você está sendo manipulado. Por que ela não ligou para a amiga dizendo que estava doente?

Aprendamos a determinar, a esclarecer o nosso dia-a-dia com verdades, com situações definidas e claras, sem colocar terceiros para contemporizar e o mais importante: o “NÃO”.