SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO ROUBADO!

Olá amigos leitores, estive um tempo ausente, mas agora estou de volta. Agradeço os e-mails que recebi de todos que gostam dos meus textos. Um Feliz Natal e Feliz Ano Novo! Vamos ao texto.

Muito me espanta a forma como a corrupção e ladroagem no Brasil é praticada. Em épocas passadas os ladrões preservavam uma certa “dignidade” para o roubo. Havia inteligência para roubar de tal forma que a vítima não percebia que estava sendo assaltada. Havia uma certa “delicadeza” ao roubar, furtar, corromper.

Mas hoje, ninguém mais se preocupa com isso! Há uma banalização incontida da violência do roubo e corrupção, que os ladrões não são mais tão precavidos, inteligentes ou até mesmo “envergonhados” como os de antigamente. Li um tempo atrás uma entrevista do Marcola, mais famoso entre nós que o Sr. Martti Ahtisaari, antigo Presidente finlandês que foi o laureado com o Prêmio Nobel da Paz de 2008 premiando as suas numerosas mediações de paz em vários pontos do globo nos últimos 30 anos.

Na entrevista, o Sr. Marcola, quando interrogado se havia “jeito” para a situação da violência no Brasil, respondeu:” Jeito? Saída? claro que não. Seria preciso muita vontade política, gente honesta no congresso, lá são mais de 200 sanguessugas do dinheiro público e do tráfico”. Dá pra imaginar uma coisa destas? E o pior é que ele não está mentindo! Vocês podem pensar: ahhh, tomar como referência uma entrevista do Marcola... e eu posso dizer: pois é, o “cara” já leu mais de 3.000 livros, entre eles leu Dante. O Presidente do Brasil afirmou em rede nacional ter lido “um livro até a metade”. Mais uma pérola do Lula!

E os diversos tipos de roubos e corrupção por aí vai... aqui não trato do assalto a mão armada, estou tratando de todos os tipos, inclusive os de consciência. Mas, principalmente do meu espanto com a cara deslavada de quem nos assalta, vende drogas, pede em nome de Jesus, faz curas milagrosas em nome de Jesus. O negócio ta sério minha gente.

Uma senhora flagrada por uma câmera de segurança numa loja em São Paulo, roubando luzes para sua árvore de natal, colocava as caixinhas embaixo da saia, quando foi abordada pelos seguranças, entregou os objetos e disse: “Não roubei nada, não sei como isso foi parar aí”, mesmo com as imagens, acreditam?

Voltava noite destas de um show com amigos, quando fomos parados pela famosa “blitz”. Estávamos em dois carros. Nosso amigo que dirigia o carro parado pela polícia estava sob o efeito do álcool. Em solidariedade, paramos nosso carro também e fomos lá conversar para saber o que ia acontecer. Meu amigo alcoolizado ofereceu R$ 200,00 para que o policial o liberasse. Fiquei surpresa com a frase dita pelo policial: “o senhor sabe que isto é suborno?”, daí pensei: uma alma está acabando de salvar-se! Mas para minha surpresa, o mesmo policial disse: “R$ 200,00 é pouco, quero R$ 100,00 de cada ocupante do veículo”, o que daria um total de R$ 500,00. Daí eu falei: “mas meu amigo, isso aí é extorsão”.

Nem as fardas estão tirando antes de roubar. Se pensarmos nos que pedem em nome de Jesus, Ave Maria! Praticam o assalto com a Bíblia embaixo do braço. Outros colocam ao pé da batina. Ninguém quer mais disfarce! Por isso quando assisto aos telejornais observo que só ladrão iniciante esconde o rosto, não se deixa fotografar, este ao menos parece ter “vergonha” do ato, do delito!

Se pensarmos no Congresso, no Senado, existia antigamente todo um uso das normas cultas da língua portuguesa para explicar o roubo. Palavras difíceis para o povo não entender que estava sendo assaltado. Hoje, o engravatado fica até de madrugada “trabalhando” para aprovar mais de 7000 vagas para vereador e se o Congresso não aprova, o Senado leva ao STJ! Afinal, o roubo tem que acontecer!

Sou bibliotecária e em muitas vezes nos meus anos de atuação fui perguntada quanto queria receber para fazer de conta que o usuário não estava com o livro! Assinar documentos com datas retroativas não é fraudar o documento, segundo uma colega de profissão! Penso em criar um movimento nacional pela volta da vergonha no ato de roubar, corromper, assaltar.

Acreditando nas palavras do Sr. Marcola, mais protegido que qualquer cidadão de bem neste país, quando afirmou não ter saída para o Brasil, faço meu pedido: ladrões do meu Brasil varonil voltem a ter vergonha: tirem as fardas, dispam-se das batinas, escondam as bíblias, guardem os paletós e a constituição! Assaltem-nos, mas não subestimem a inteligência do povo. Só está faltando criar um adesivo com a frase “ Sorria você está sendo roubado” !

Um abraço,

Sanderly Correia.

Sanderly Correia
Enviado por Sanderly Correia em 19/12/2008
Reeditado em 24/05/2010
Código do texto: T1343989
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.