Que tal ...

Para esta e para qualquer época acho que vale algumas reflexões e questionamentos.

Que tal se ao invés de enchermos templos e orarmos para um deus que nos de mais riquezas e prosperidade pessoal lembremos-nos de repartir aquilo que temos e criarmos iniciativas de solidariedade e compreensão.

Que tal deixarmos de lado os livretos de auto-ajuda ou pensamento positivo e buscarmos algo que nos engrandeça mais e que traga uma real forma de conhecimento e evolução pessoal e social. Algo sobre ecologia, aquecimento global, poluição dos rios e córregos etc. e tal, ai vão apenas alguns pequenos tópicos que se absorvidos da literatura para o dia-a-dia engrandeceriam sobremaneira qualquer visão de sociedade.

Que tal se ao invés de só tecermos criticas neste novo ano déssemos a cara a tapa e assumirmos atitudes de responsabilidade? O bairro apresenta problemáticas não resolvidas? Participe mais efetivamente da associação de moradores. Os políticos não prestam? Entre você na vida publica e faça algo melhor. O mundo anda uma droga? Crie um só para você.

Que tal pararmos com os julgamentos sobre o outro (a cor, o time de futebol, a sexualidade, a crença ou não num ser superior, etc.) e passarmos a buscar um crescimento e uma valoração da nossa presença no universo.

Que tal passarmos a falar frente a frente, olho no olho, tudo aquilo que tanto gostamos de falar só pelas costas?

Que tal se nosso nobre empresariado e nossos nobres lojistas quebrassem a barreira do racismo velado e empregassem balconista e atendentes de todas as raças e etnias?

Enfim, são tantas questiúnculas a serem repensadas, pequenas coisas que fariam um mundo muuuuito melhor e mais saudável.

Quem sabe ainda possua grande valor o auto-questionamento e o reposicionamento de valores, pois muitos são afetados por uma única atitude de nossa parte. Vale sobretudo a reflexão sobre o enorme custo que causamos ao planeta pelo simples fato de estarmos nele.