Poderes e transições

A grande extensão que separam as pessoas, continentes, países, cidades, vilas, povoados. Sejam elas grandes ou pequenas aglomerações, cada um de nós não teve e nem terá a oportunidade de conhecer uma parcela pequena da grande diversidade dos habitantes deste "nosso" mundo tão pouco explorado por nós mesmos, o que conhecemos é pouco demais nessa grande extensão de terras e espaços geográficos, às vezes vivemos incrustados demais em nossa cidade como uma lesma em sua casca, estamos separados uns dos outros as vezes pela falta de oportunidades, pelo medo de mudança, ou pelo absolutismo que as vezes somos condicionados em acharmos que o nosso estado, nossa cidade, nosso bairro e nossa rua sempre será nosso único lugar até o dia da morte chegar, quanta coisa não absorvemos quando conhecemos o outro lado do nosso até então reprimido pensamento, novos costumes, novas ideologias, novas maneiras de encarar um fato antigo, ou teoremas para um novo fato, a amplitude desse grande espaço geográfico seja ele habitável, inóspito, quente, frio, pobre ou rico...

Tudo isso deveria fazer parte do conhecimento de cada um de nós, um conhecimento mais amplo entre individuo/individuo, mas a distância ainda é um instrumento em desuso e tão relevante ao "poder" e as transições que poucos ainda desfrutam. Somos a pequena parte entre a oportunidade de conhecermos ainda mais pessoas, suas etnias e espaços geográficos, porque estamos presos por desejos tão conhecidos que impedem de conhecermos os desejos desconhecidos. Vejam o exemplo do sol e da lua qualquer um de nós em qualquer parte do mundo conhece os dois, pelos seus "poderes" e suas transições, os pássaros conhecem muito mais lugares que os leões, também pelos seus "poderes" e suas transições.

Quem sabe um dia ainda teremos mais "poderes" e transições, só assim conheceremos mais lugares, mais pessoas... e nossa cidade, nosso bairro, nossa rua deixará de ser nosso único mundo.

Rommyr Fonttoura
Enviado por Rommyr Fonttoura em 19/12/2008
Reeditado em 20/12/2008
Código do texto: T1344425
Classificação de conteúdo: seguro