O VERDADEIRO NATAL

19 de dezembro de 2008...

Está chegando o dia de natal, nas ruas, vejo várias pessoas correndo contra o tempo, muitas dessas, são servidores públicos que cumprem hora após o expediente para ter direito ao recesso e aproveitar o primeiro feriadão ou quem sabe, o segundo; vejo gente buscando presente que caiba dentro do valor indicado para brincar de "Amigo Oculto", outros fazendo reservas para o almoço de confraternização, no trabalho, em família, na igreja, entre amigos, afinal, em sua maioria, degustarão o melhor cardápio para a ocasião.

Alguns querem dar um presente para cada membro da família, mesmo que seja comprado por um valor irrisório( o que vale é intenção), afinal, natal sem presente, não tem a menor graça.

No almoço ou jantar....Peru , Bacalhoada e nozes à mesa. Mesmo para os que não podem comprar comida nobre, há um esforço enorme para fazer algo diferente do dia-a-dia, por que não? É festa! É natal! Basta observar os fogos que já ensaiam seus primeiros estrondos.

Em todas as lojas os motivos são natalinos, contratam pessoas para que se vistam de Papai Noel, alguns já vem com as Noelinas que ajudam a conter as crianças que ainda acreditam no “velhinho” como aquele que atende aos pedidos de presentes.

Período também que se corre às lojas para comprar roupas novas, afinal, não tem a menor graça entrar o Natal e ano novo com as roupas antigas, preferencialmente que sejam nas cores vermelho e/ou branco.

Mas, fora esse frenesi, essa excitação, as igrejas cristãs preparam peças, jograis, poesias de natal, relembrando o Messias prometido, só que muita gente não vai à igreja, porque os cultos/missas coincidem com o horário das festas.

Porém, o natal representa tanta coisa boa!!!, Fazendo uma analogia, Jesus ( o verdadeiro natal) também recebeu presentes: Ouro, Incenso e Mirra, só que eles tinham um cheiro sepulcral, representavam a sua morte. Ouro – Porque Ele era um Rei; Incenso, para perfumar o seu corpo e o local que ficaria quando morto e mirra para embalsama-lo. Conhecendo cada propriedade desses objetos, sua mãe sentiu entristecer a alma, seu menino estava fadado à morte desde o nascimento, e o pior, morreria por outras pessoas.

O Cristo, o Senhor do natal, durante a infância, foi errante, fugiu com seus pais para um outro país (e ele tinha menos de dois anos...). Foram para o Egito, saíram na calada da noite, atravessaram desertos, sofreram chuvas de areia, sede, mas pouco importava tudo isso, Ele tinha uma missão para cumprir e iria pagar o preço exato, preço de sua morte na cruz.

Mas natal é alegria, não há motivo de tristezas, porque o nascimento de Jesus aconteceu para que se cumprissem as profecias feitas no Antigo Testamento, (que o Messias nasceria para trocar nossos pecados por seu sacrificio, assim, fomos redimidos e lavadas as nossas iniqüidades.

E como prometido, Jesus ressuscitou e foi elevado aos céus, esse é o motivo de tamanha alegria para os que crêem , ele rompeu os grilhões da morte e mostrou que todos os que acreditam também romperão, afinal, a missão do menino Deus se cumpriu quando ressuscitou.

Natal é novo nascimento...é Jesus morando em nossos corações.

É Natal... De luz, de alegria, de confraternização.

Que o Cristo esteja presente em cada momento natalino, Jesus é o aniversariante, mas quem ganhou "o presente" fomos nós.

Amor! Fé! Alegria! Paz! Gratidão! Solidariedade! Tudo isso é o que desejo a todos.

Feliz Natal aos leitores visitantes e aos recantistas.

CRISTO É O VERDADEIRO NATAL.