LAVANDO A ALMA





*A oração salvou-me a vida.
Sem a oração teria ficado muito
tempo sem fé.
Ela salvou-me do desespero.
Com o tempo a minha fé aumentou e a
necessidade de orar tornou-se mais irresistível. ..
A minha paz muitas vezes causa inveja.
Ela vem-me da oração.
Eu sou um homem de oração.
Como o corpo se não for lavado fica sujo,
assim a alma sem oração se
torna impura.*
*( Gandhi)*




Estas palavras parecem sem sentido para as pessoas que não têm o hábito de orar e muito menos de cultivar tal hábito. Sim, porque orar mecânicamente antes de deitar-se, ao acordar,nos momentos de aflição e nos templos imitando os fariseus, trata-se de um hábito. Cultivar a oração significa orar a qualquer momento, em qualquer local sem mesmo as pessoas perceberem que estamos orando.Cultivar a oração é como cultivar a paciência. É orar sem motivos específicos. Não se está agradecendo, nem pedindo, nem louvando.Apenas orando pelo prazer de orar!

É salutar?! Sim, é por demais salutar!!

Acredito que muitos conhecem a expressão: "lavei a minha alma" , quando alguém pensa ter alcançado a paz interior por ter despejado em cima de outrem tudo que desejava apenas por uma questão de amor próprio ou um pequeno ponto de vista. Muitas vezes, um pequeno desentendimento com alguém gera uma fúria tão grande em determinadas pessoas que estas partem para cima do desafeto com tal desatino como se estivessem munidas de artilharia pesada.Depois que falam, gritam,xingam e muitas até apelam para a agressão física, saem contando o evento e acrescentam:"Lavei a minha alma"!!

Ledo engano! Não lavaram a alma e sim sujaram-na com os seus próprios desequilibrios.Lavar é sinônimo de limpar e ninguém limpa atirando sujeira no outro,até porque há uma lei que rége as nossas ações: Lei de Ação e Reação.Tudo que fazemos causando desequilíbrio, quebrando a harmonia,a nós retorna. Há em nós um censor chamado "consciência" que nos belisca chamando-nos àtenção quando agimos em desacordo com a harmonia e o eqüilibrio.Este não falha nunca. Pode até ficar adormecido por anos a fio mas um belo dia ele desperta. Se não derpertar de livre e espontânea vontade através do Amor, despertará compulsoriamente através da Dor.

Portanto ninguém se iluda nem se engane quando estiver usando a expressão "Lavei a minha alma"! Pense bastante antes de agir e lembre-se em lavá-la ao menos uma vez ao dia. Aos poucos iremos adquirindo o hábito de lavá-la mais vezes,através da oração é claro, e quando menos espararmos nos daremos conta de estarmos mergulhados num oceano de paz que se espraiará a todo o meio do qual fazemos parte.

E você, tem lembrado de lavar a sua alma ?!




bjs,soninha.PAZ!

Imagem:http://www.scotlandyoga.com/sahaja-yoga-news/