(A farsa das) Festas de fim de ano

Nada como um novo ano, para deixarmos para trás as mágoas, as frustrações, enfim, tudo de ruim que não queremos mais na nossa vida.

Celebramos o aumento do salário, o casamento que vai muito bem, o filho que passou de ano direto, o bônus que a empresa deu pelo nosso ótimo desempenho. Nos reunimos numa mesa com os nossos familiares, nossos entes queridos, nos fartamos de comida que alimentava uma comunidade inteira na Etiópia, brindamos uma boa taça de champanhe, dizendo as mesmas frases do ano passado, desejando tudo de bom, toda felicidade, todos os desejos. É Natal, é ano novo! É o fim de mais uma etapa da nossa vida que deu certo, ou não.

O que é o natal, então, senão uma grande farsa generalizada, um momento em que obrigados, somos felizes, damos presentes, colocamos as luzinhas na janela. O espírito natalino já se foi há muito tempo, pouco tempo depois do aparecimento do bom velhinho, o Papai Noel, filho das grandes corporações e das máquinas de dinheiro. É a época do ano em que a falsidade toma rumos inimagináveis, ao ponto de criarem um décimo terceiro salário, para alimentar a alegria e espírito bondoso.

Então acabam as festas, você se dá conta que não gostou tanto assim do presente que a sua sogra lhe deu, a sua conta começa a ficar vermelha, o seu chefe já está te cobrando o relatório da semana que vem, para ontem. Acabam as festas, acaba o espírito de partilha, de felicidade, dá até pra ficar sem papel higienico por uma semana, só usando os cartões com as falsas mensagens de natal e ano novo.

Então vamos comemorar, o fim da encheção de saco de tudo, o fim de mais um ano das prestações daquele carro que só dá problema. O fim de um ano em que seu filho mal vai à escola para fumar maconha com os coleguinhas sem cérebro. O fim da grande chantagem que você fez com o seu chefe ao descobrir que ele comia a sua mulher enquanto você ralava para manter o padrão de vida que fez dela a maior sanguessuga da história. Isso, coloque o seu sorriso de plástico e prenda bem. Essa farsa ainda dura alguns dias.

Já ia me esquecendo .. tudo de bom para você no ano que vem!Que todos os seus desejos se realizem, ou pelo menos os que o seu dinheiro puder comprar.

Ricardo R
Enviado por Ricardo R em 24/12/2008
Reeditado em 24/12/2008
Código do texto: T1351656
Classificação de conteúdo: seguro