Todo Poeta é Papai Noel

Na verdade, não sei como começar essa crônica natalina. O ar deste dia tão bonito, tão sorridente, me faz pensar em muitas coisas. Como dizer que todo poeta é Papai Noel.

Sim, é verdade. Nestes dias de presentes e de beijos, reencontros, abraços e felicitações, o poeta se faz presente para dar ao mundo um presente maior ainda: o próprio mundo.

O versar se transforma em espelho e nosso mundo vê como é lindo. Apesar dos problemas, vemos sorrisos em todos os cantos. As ruas que choram também sorriem. Todo poeta sabe que a felicidade está em nosso mundo, intrínseca à ele como um feto dentro da Terra grávida. A felicidade está vestida de placenta e se alimenta pelo cordão umbilical da esperança. Nossas preces são suas proteínas e quando estiver pronta vai ver o sol. O Poeta é o parteiro da felicidade. E mesmo quando versa sobre a tristeza, ele guarda em si a prece - a esperança - de ver um parto lindo. O útero da Terra está fecundado. O poeta finge, mas eleva-se nele a vontade de mostrar ao mundo como ele é de verdade, pois, nosso mundo está maquilado (como já disse anteriormente... há muito tempo atrás).

A poesia é o reflexo do mundo que sonhamos.

Sim, todo poeta é Papai Noel: ele dá ao mundo o verso que o enobrece. Resguarda em si o segredo que espalha à todos os cantos subjetivamente.

Então, se faça ouvir... Poetas, façam-se ser ouvidos. O mundo espera as palavras que vêm de teus versos... Presenteie o mundo com aquilo que ele é realmente: o nosso lar.

Feliz Natal, poetas e poetisas...

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 24/12/2008
Código do texto: T1351845
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.